Aula sobre Bacias Hidrograficas Rio Da Prata E Orinoco

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As bacias hidrográficas são importantes para o estudo da Geografia, pois são responsáveis pela distribuição da água em uma determinada região. Nesta aula, iremos estudar duas bacias hidrográficas importantes da América Latina: a do rio da Prata e a do Orinoco. Essas bacias são responsáveis pelo abastecimento de água de diversas cidades e regiões, além de serem importantes para a economia local. Utilizando a metodologia ativa Design Thinking, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor a importância dessas bacias e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância das bacias hidrográficas para a distribuição da água em uma determinada região.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos deverão criar um mapa de empatia sobre as bacias hidrográficas do rio da Prata e do Orinoco. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e oriente-os a discutir as informações que foram coletadas no mapa de empatia. Eles deverão compartilhar suas ideias e opiniões sobre a importância das bacias hidrográficas e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre as bacias hidrográficas do rio da Prata e do Orinoco. Eles deverão explicar como as informações coletadas no mapa de empatia ajudaram a entender melhor a importância dessas bacias e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como as bacias hidrográficas do rio da Prata e do Orinoco são importantes para a economia local e para o abastecimento de água de diversas cidades e regiões.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma sistematização dos principais pontos trabalhados nesta aula, reforçando a importância das bacias hidrográficas para a distribuição da água em uma determinada região e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da gestão e comercialização da água.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito dos desafios relacionados à gestão e comercialização da água e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância das principais bacias hidrográficas da América Latina.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na aula.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e refletir sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade das informações coletadas no mapa de empatia.
  • Qualidade da apresentação dos grupos sobre as bacias hidrográficas do rio da Prata e do Orinoco.
  • Participação ativa dos alunos na discussão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Participação ativa dos alunos durante toda a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Apresentar exemplos práticos sobre a importância das bacias hidrográficas do rio da Prata e do Orinoco.
  • Concluir a aula reforçando a importância das bacias hidrográficas para a distribuição da água em uma determinada região.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Compartilhar suas ideias e opiniões sobre a importância das bacias hidrográficas e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as informações coletadas no mapa de empatia.
  • Apresentar suas conclusões sobre as bacias hidrográficas do rio da Prata e do Orinoco.
  • Refletir sobre a importância da gestão e comercialização da água.