Aula sobre Bacias Hidrograficas Rio Da Prata E Orinoco

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A bacia hidrográfica é uma área onde as águas das chuvas e dos rios são coletadas e escoam para um mesmo rio principal. A bacia do rio da Prata e do Orinoco são importantes para a América Latina, pois são responsáveis por grande parte do abastecimento de água e da produção agrícola da região. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância dessas bacias hidrográficas e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. A metodologia utilizada será a gamificação, onde os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é uma bacia hidrográfica. Contextualize utilizandoum mapa da América Latinadestacando a localização das bacias do rio da Prata e do Orinoco.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e oriente-os como a metodologia será aplicada no desenvolvimento das atividades.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro do jogo

    Os alunos organizados em grupos deverão criar um mapa de registro do jogo sobre as bacias hidrográficas. O mapa deve conter os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo e explicar como ele funciona. Os outros alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para melhorar o jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água

    Conduza uma discussão sobre os principais desafios relacionados à gestão e comercialização da água nas bacias do rio da Prata e do Orinoco. Os alunos poderão dar exemplos de situações que já presenciaram ou ouviram falar.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância da conservação das bacias hidrográficas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre a importância das bacias hidrográficas da América Latina;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação do jogo;
  • Promover a reflexão dos alunos sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do jogo;
  • Qualidade do jogo criado pelo grupo;
  • Participação dos alunos na discussão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e apresentar exemplos práticos;
  • Orientar os alunos na criação do jogo;
  • Conduzir a discussão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro do jogo;
  • Participar ativamente da criação do jogo em grupo;
  • Participar da discussão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.