Aula sobre Bacias Hidrograficas Rio Da Prata E Orinoco
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A bacia hidrográfica é uma área onde as águas das chuvas e dos rios são coletadas e escoam para um mesmo rio principal. A bacia do rio da Prata e do Orinoco são importantes para a América Latina, pois são responsáveis por grande parte do abastecimento de água e da produção agrícola da região. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância dessas bacias hidrográficas e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. A metodologia utilizada será a gamificação, onde os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é uma bacia hidrográfica. Contextualize utilizandoum mapa da América Latinadestacando a localização das bacias do rio da Prata e do Orinoco.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e oriente-os como a metodologia será aplicada no desenvolvimento das atividades.Etapa 3 - Criação do mapa de registro do jogo
Os alunos organizados em grupos deverão criar um mapa de registro do jogo sobre as bacias hidrográficas. O mapa deve conter os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo e explicar como ele funciona. Os outros alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para melhorar o jogo.Etapa 5 - Discussão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água
Conduza uma discussão sobre os principais desafios relacionados à gestão e comercialização da água nas bacias do rio da Prata e do Orinoco. Os alunos poderão dar exemplos de situações que já presenciaram ou ouviram falar.Etapa 6 - Sistematização
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância da conservação das bacias hidrográficas.Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre a importância das bacias hidrográficas da América Latina;
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação do jogo;
- Promover a reflexão dos alunos sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na criação do jogo;
- Qualidade do jogo criado pelo grupo;
- Participação dos alunos na discussão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
Ações do professor
- Explicar o tema da aula e apresentar exemplos práticos;
- Orientar os alunos na criação do jogo;
- Conduzir a discussão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
Ações do aluno
- Criar o mapa de registro do jogo;
- Participar ativamente da criação do jogo em grupo;
- Participar da discussão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.