Aula sobre Bacias Hidrograficas Rio Da Prata E Orinoco
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A bacia hidrográfica é uma região em que todas as águas da chuva que caem nessa área escoam para um mesmo rio ou conjunto de rios. As bacias hidrográficas são importantes para o abastecimento de água, geração de energia elétrica, irrigação de plantações, entre outras atividades econômicas. Nesta aula, iremos estudar as bacias hidrográficas do rio da Prata e do Orinoco, localizadas na América Latina. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá estimular o pensamento crítico dos alunos e a participação ativa em sala de aula.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula explicando o que é uma bacia hidrográfica e contextualizando sobre as bacias do rio da Prata e do Orinoco. Estimule os alunos a fazer perguntas tirando suas dúvidas.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo.Etapa 3 - Pesquisa sobre o tema
Cada grupo (defensor e opositor) deverápesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos.Etapa 4 - Debate crítico
O grupo defensor terá 5 minutos para apresentar seus argumentos, seguido de 5 minutos de réplica do grupo opositor. Depois, o grupo opositor terá 5 minutos para apresentar seus argumentos, seguido de 5 minutos de réplica do grupo defensor. A banca julgadora fará perguntas para ambos os grupos e avaliará as apresentações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos do grupo de observadores farão perguntas aos grupos defensor e opositor. Medie a discussão em grupo sobre o tema.Etapa 6 - Conclusão
Conclua essa aularesumindo os pontos mais importantes discutidos durante o desenvolvimento das atividades. Utilize a lousa ou flip-chart para melhor compreensão por parte dos alunos.Etapa 7 - Avaliação
Promova uma autoavaliação com a turma e avalie o trabalho desenvolvido por cada grupo, bem como as apresentações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
- Estimular o pensamento crítico dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em argumentar e debater sobre um tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em todas as etapas da aula.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade de análise crítica do tema.
- Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.
- Autoavaliação e avaliação do trabalho em grupo.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva.
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
- Dar feedback aos alunos sobre o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da aula.
- Pesquisar e preparar argumentos para apresentar em grupo.
- Fazer perguntas e participar da discussão em grupo.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os membros do grupo.
- Avaliar o próprio desempenho e o desempenho do grupo.