Aula sobre Bacias Hidrograficas Rio Da Prata E Orinoco

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A bacia hidrográfica é uma região em que todas as águas da chuva que caem nessa área escoam para um mesmo rio ou conjunto de rios. As bacias hidrográficas são importantes para o abastecimento de água, geração de energia elétrica, irrigação de plantações, entre outras atividades econômicas. Nesta aula, iremos estudar as bacias hidrográficas do rio da Prata e do Orinoco, localizadas na América Latina. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá estimular o pensamento crítico dos alunos e a participação ativa em sala de aula.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula explicando o que é uma bacia hidrográfica e contextualizando sobre as bacias do rio da Prata e do Orinoco. Estimule os alunos a fazer perguntas tirando suas dúvidas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o tema

    Cada grupo (defensor e opositor) deverápesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    O grupo defensor terá 5 minutos para apresentar seus argumentos, seguido de 5 minutos de réplica do grupo opositor. Depois, o grupo opositor terá 5 minutos para apresentar seus argumentos, seguido de 5 minutos de réplica do grupo defensor. A banca julgadora fará perguntas para ambos os grupos e avaliará as apresentações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos do grupo de observadores farão perguntas aos grupos defensor e opositor. Medie a discussão em grupo sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua essa aularesumindo os pontos mais importantes discutidos durante o desenvolvimento das atividades. Utilize a lousa ou flip-chart para melhor compreensão por parte dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Promova uma autoavaliação com a turma e avalie o trabalho desenvolvido por cada grupo, bem como as apresentações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em argumentar e debater sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade de análise crítica do tema.
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.
  • Autoavaliação e avaliação do trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Dar feedback aos alunos sobre o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Pesquisar e preparar argumentos para apresentar em grupo.
  • Fazer perguntas e participar da discussão em grupo.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os membros do grupo.
  • Avaliar o próprio desempenho e o desempenho do grupo.