Aula sobre Bacias Hidrograficas Rio Da Prata E Orinoco

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A bacia hidrográfica é uma área de drenagem, ou seja, uma região em que todas as águas das chuvas, córregos e rios escoam para um mesmo rio principal. Na América Latina, destacam-se a bacia do rio da Prata e a bacia do Orinoco, que possuem grande importância econômica e ambiental. Através da metodologia ativa de rotação por estações, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre essas bacias hidrográficas e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e apresente um vídeo curto para contextualizar sobre a importância das bacias hidrográficas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Características da Bacia do Rio da Prata

    Nesta estação, apresente um mapa interativo da bacia do rio da Prata e disponibilize perguntas sobre as características da bacia, como sua extensão, principais rios e afluentes, entre outros.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Características da Bacia do Orinoco

    Nesta estação, apresente um mapa interativo da bacia do Orinoco e disponibilize perguntas sobre as características da bacia, como sua extensão, principais rios e afluentes, entre outros.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Desafios da Gestão e Comercialização da Água nas Bacias Hidrográficas

    Nesta estação disponibilize um jogo de tabuleiro que simula a gestão e comercialização da água nas bacias hidrográficas. Os alunos terão que tomar decisões estratégicas para garantir o uso sustentável da água e evitar conflitos entre os usuários.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Concluindo a rotação pelas estações, os alunos irão se reunir em seus grupos originais, devendo discutir as principais descobertas e desafios encontrados em cada estação. Ajudea moderar a discussão e incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula com uma reflexão sobre a importância da gestão e comercialização da água nas bacias hidrográficas e como isso afeta a vida das pessoas na América Latina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de mapas e gráficos.
  • Estimular a tomada de decisões estratégicas em um contexto social e ambiental.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a discussão de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e engajamento nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise e interpretação de mapas e gráficos.
  • Tomada de decisões estratégicas em um contexto social e ambiental.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos e moderar a discussão em grupo.
  • Fornecer feedback construtivo sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e participar ativamente das atividades propostas.
  • Analisar e interpretar mapas e gráficos.
  • Tomar decisões estratégicas em um contexto social e ambiental.