Aula sobre Bacias Hidrograficas Rio Da Prata E Orinoco
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula sobre "Bacias hidrográficas: rio da Prata e Orinoco" é importante para que os alunos compreendam a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutam os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos práticos, como a importância da água para a agricultura, a geração de energia elétrica e o abastecimento humano.
Etapa 1 - Introdução
Apresente aos alunos o tema da aula: "Bacias hidrográficas: rio da Prata e Orinoco", utilize um mapa físico ou político para que os alunos possam identificar sua localização. Contextualize mostrando a importância dessa bacia para a região em que ela está localizada.Explique sobre a metodologia que será utilizada para abordar o tema proposto.
Etapa 2 - Atividade prévia
Em casa, os alunos assistirão a um vídeo sobre as bacias hidrográficas do rio da Prata e Orinoco e responderão a algumas perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize previamente e esclareça as eventuais dúvidas que possam surgir.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Em sala de aula, após a conclusão da etapa anterior, os alunos organizados em grupos,deverão elaborar um mapa conceitual a partir do que estudaram em casa sobre o tema. Cada grupo deve apresentar a ideia central e as sub-ideias, com 2 níveis de profundidade;Etapa 4 - Discussão em grupo
Oriente os grupos a apresentarem seus mapas conceituais para a turma no qual eles discutirão as semelhanças e diferenças entre as produções.Etapa 5 - Aprofundamento do tema
Para aprofundar no tema, os alunos realizarão uma pesquisa sobre a gestão e comercialização da água nas bacias hidrográficas do rio da Prata e Orinoco. Disponibilize materiais físicos ou virtuais para auxiliar na pesquisa.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Os grupos deverão apresentar os resultados da pesquisa e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água nessas bacias hidrográficas.Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina;
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar informações sobre um tema específico.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos durante as atividades;
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos;
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos;
- Qualidade da apresentação dos resultados da pesquisa;
- Participação dos alunos na discussão geral sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos durante a criação do mapa conceitual e a pesquisa sobre o tema;
- Estimular a participação dos alunos durante as atividades;
- Fornecer feedbacks aos alunos sobre seu desempenho;
- Estimular a discussão geral sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas;
- Criar um mapa conceitual claro e objetivo;
- Realizar uma pesquisa de qualidade sobre o tema;
- Apresentar os resultados da pesquisa de forma clara e objetiva.