Aula sobre Bacias Hidrograficas Rio Da Prata E Orinoco

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Bacias hidrográficas: rio da Prata e Orinoco" é importante para que os alunos compreendam a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutam os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos práticos, como a importância da água para a agricultura, a geração de energia elétrica e o abastecimento humano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula: "Bacias hidrográficas: rio da Prata e Orinoco", utilize um mapa físico ou político para que os alunos possam identificar sua localização. Contextualize mostrando a importância dessa bacia para a região em que ela está localizada.

    Explique sobre a metodologia que será utilizada para abordar o tema proposto.


  2. Etapa 2 - Atividade prévia

    Em casa, os alunos assistirão a um vídeo sobre as bacias hidrográficas do rio da Prata e Orinoco e responderão a algumas perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize previamente e esclareça as eventuais dúvidas que possam surgir.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala de aula, após a conclusão da etapa anterior, os alunos organizados em grupos,deverão elaborar um mapa conceitual a partir do que estudaram em casa sobre o tema. Cada grupo deve apresentar a ideia central e as sub-ideias, com 2 níveis de profundidade;

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Oriente os grupos a apresentarem seus mapas conceituais para a turma no qual eles discutirão as semelhanças e diferenças entre as produções.

  5. Etapa 5 - Aprofundamento do tema

    Para aprofundar no tema, os alunos realizarão uma pesquisa sobre a gestão e comercialização da água nas bacias hidrográficas do rio da Prata e Orinoco. Disponibilize materiais físicos ou virtuais para auxiliar na pesquisa.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os grupos deverão apresentar os resultados da pesquisa e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água nessas bacias hidrográficas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar informações sobre um tema específico.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante as atividades;
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos;
  • Qualidade da apresentação dos resultados da pesquisa;
  • Participação dos alunos na discussão geral sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos durante a criação do mapa conceitual e a pesquisa sobre o tema;
  • Estimular a participação dos alunos durante as atividades;
  • Fornecer feedbacks aos alunos sobre seu desempenho;
  • Estimular a discussão geral sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas;
  • Criar um mapa conceitual claro e objetivo;
  • Realizar uma pesquisa de qualidade sobre o tema;
  • Apresentar os resultados da pesquisa de forma clara e objetiva.