Aula sobre Bacias Hidrograficas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A água é um recurso natural fundamental para a vida no planeta Terra. No entanto, a disponibilidade e a qualidade da água são cada vez mais afetadas pela ação humana, o que torna a gestão dos recursos hídricos um desafio importante em todo o mundo. Nesta aula, vamos explorar o conceito de bacias hidrográficas, que são áreas delimitadas pela divisão de águas e que abrangem todos os rios e córregos que deságuam em um determinado curso d'água principal. Vamos entender como as bacias hidrográficas funcionam e como a gestão dessas áreas é importante para a preservação dos recursos hídricos. Para isso, vamos utilizar a metodologia Design Sprint, que nos ajudará a desenvolver um projeto sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando o conceito de bacias hidrográficas e suas principais características. Em seguida, faça uma discussão em sala de aula sobre a importância da gestão dos recursos hídricos e como isso pode afetar a vida das pessoas. Para ilustrar o tema, apresente exemplos de bacias hidrográficas importantes no Brasil e no mundo.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Nesta etapa, divida a turma em grupos e peça que cada grupo desenhe uma bacia hidrográfica em uma folha de papel. Cada grupo deve escolher uma bacia hidrográfica diferente e, ao final, apresentar sua representação para a turma. Incentive a criatividade e a originalidade dos desenhos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Após a apresentação dos desenhos, conduza uma votação para escolher a bacia hidrográfica mais bem representada. O grupo vencedor irá explicar o processo de criação do desenho e os critérios utilizados para a escolha da bacia hidrográfica.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Nesta etapa, peça que cada grupo elabore um projeto de gestão para a bacia hidrográfica escolhida. Os projetos irão incluir medidas para preservação da água, saneamento básico, uso sustentável dos recursos naturais e conscientização da população local. Incentive a criatividade e a originalidade dos projetos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Solicite que cada grupo apresente seu projeto para a turma. Após as apresentações, a turma deve votar no projeto mais completo e melhor elaborado. Conduza uma discussão sobre os desafios e as possibilidades de gestão das bacias hidrográficas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, retomando os conceitos apresentados e destacando os pontos mais importantes do debate.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na elaboração de projetos de gestão de bacias hidrográficas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de bacias hidrográficas e suas características.
  • Participação ativa na criação dos desenhos e dos projetos de gestão.
  • Originalidade e criatividade na elaboração dos projetos.
  • Capacidade de argumentação e defesa do projeto elaborado.
  • Participação ativa nas discussões e votações em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de bacias hidrográficas e as principais características.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Incentivar a criatividade e a originalidade dos alunos na elaboração dos desenhos e dos projetos de gestão.
  • Conduzir as discussões em sala de aula e as votações dos projetos elaborados.
  • Avaliar o desempenho dos alunos em todas as etapas da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação dos desenhos e dos projetos de gestão.
  • Contribuir com ideias e sugestões para a elaboração dos projetos.
  • Argumentar e defender o projeto elaborado durante as apresentações.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula e das votações dos projetos.
  • Demonstrar compreensão do conceito de bacias hidrográficas e suas características.