Aula sobre Bacias Hidrograficas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A bacia hidrográfica é uma área geográfica que abrange todas as terras que fazem parte do curso de água de um rio ou de um conjunto de rios que deságuam em um mesmo local. As bacias hidrográficas são importantes para a gestão dos recursos hídricos, pois permitem que sejam identificadas as áreas de captação e recarga de água. No Brasil, temos diversas bacias hidrográficas, como a do Rio Amazonas, do Rio São Francisco, do Rio Paraná, entre outras.

Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entenderem como as pessoas pensam, sentem, escutam, falam, fazem, têm dores e ganhos sobre o tema "Bacias hidrográficas". O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos do Brasil e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Bacias hidrográficas" e explique a importância da gestão dos recursos hídricos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um mapa de empatia sobre o tema. Peça para criarem uma persona (que pode ser um politico, imigrante, produtor rural, etc) e distribua o mapa de empatia para os grupos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos criarão o mapa de empatia com base nos campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Organize o tempo e estimule a participação dos alunos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus mapas para a turma e discutirão sobre as informações apresentadas nos mapas de empatia e buscando identificar os principais desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos desafios

    Cada grupo apresentará os desafios identificados para a turma. Faça uma síntese das informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um projeto para solucionar um dos desafios identificados na etapa anterior. Na sequência irão apresentar o projeto para a turma. Organize o tempo e formato das apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre os projetos apresentados e identificarão os pontos positivos e negativos de cada um.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação da aula e dos projetos apresentados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade do projeto apresentado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do projeto.
  • Coerência entre o desafio identificado e a solução proposta.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da gestão dos recursos hídricos.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Avaliar a aula e os projetos apresentados pelos alunos.
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia com base nos campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
  • Discutir em grupo sobre as informações apresentadas nos mapas de empatia e identificar os principais desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Criar um projeto para solucionar um dos desafios identificados.
  • Apresentar o projeto para a turma.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.