Aula sobre Bacias Hidrograficas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A água é um recurso natural fundamental para a vida no planeta. As bacias hidrográficas são áreas formadas por rios e seus afluentes, que drenam suas águas para o mar. No Brasil, a bacia hidrográfica do Rio Amazonas é a maior do mundo em volume de água. A gestão e a comercialização da água são desafios importantes que precisam ser discutidos e analisados pelos estudantes. Nesta aula, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos, além de trabalhar habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e a metodologia da aula, explicando o que são bacias hidrográficas e a importância da gestão e comercialização da água. Estimule os alunos a fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de quatro a cinco pessoas. Cada grupo irá escolher um nome para o grupo e um líder.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro sobre bacias hidrográficas. Eles irão criar um tabuleiro e cartas de perguntas e ações. As cartas irão conter perguntas e ações relacionadas ao tema, como, por exemplo: "Qual é a maior bacia hidrográfica do mundo?" ou "Você foi multado por desperdiçar água, volte duas casas". O jogo deverá ser criativo e divertido. Organize os materiais necessários.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos irão explicar as regras e jogar uma partida para demonstrar como funciona. Organize novos grupos e o tempo para jogar.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo os desafios relacionados à gestão e comercialização da água, usando como base as perguntas e ações dos jogos.Etapa 6 - Conclusão
Encerre reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da gestão e comercialização da água.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico.
- Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
- Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza das regras e funcionamento do jogo.
- Participação e colaboração do grupo.
- Respostas corretas às perguntas relacionadas ao tema.
- Participação ativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia da aula.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar e auxiliar os grupos na criação do jogo.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Conduzir a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Colaborar com o grupo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Responder corretamente às perguntas relacionadas ao tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.