Aula sobre Bacias Hidrograficas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A água é um recurso natural fundamental para a vida no planeta. As bacias hidrográficas são áreas formadas por rios e seus afluentes, que drenam suas águas para o mar. No Brasil, a bacia hidrográfica do Rio Amazonas é a maior do mundo em volume de água. A gestão e a comercialização da água são desafios importantes que precisam ser discutidos e analisados pelos estudantes. Nesta aula, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos, além de trabalhar habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e a metodologia da aula, explicando o que são bacias hidrográficas e a importância da gestão e comercialização da água. Estimule os alunos a fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro a cinco pessoas. Cada grupo irá escolher um nome para o grupo e um líder.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro sobre bacias hidrográficas. Eles irão criar um tabuleiro e cartas de perguntas e ações. As cartas irão conter perguntas e ações relacionadas ao tema, como, por exemplo: "Qual é a maior bacia hidrográfica do mundo?" ou "Você foi multado por desperdiçar água, volte duas casas". O jogo deverá ser criativo e divertido. Organize os materiais necessários.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos irão explicar as regras e jogar uma partida para demonstrar como funciona. Organize novos grupos e o tempo para jogar.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo os desafios relacionados à gestão e comercialização da água, usando como base as perguntas e ações dos jogos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da gestão e comercialização da água.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico.
  • Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza das regras e funcionamento do jogo.
  • Participação e colaboração do grupo.
  • Respostas corretas às perguntas relacionadas ao tema.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar e auxiliar os grupos na criação do jogo.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Conduzir a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Colaborar com o grupo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Responder corretamente às perguntas relacionadas ao tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.