Aula sobre Bacias Hidrograficas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A água é um recurso natural indispensável para a vida humana e para a manutenção dos ecossistemas. As bacias hidrográficas são importantes sistemas naturais que regulam o fluxo e a qualidade da água. Os estudantes irão desenvolver habilidades de análise e debate crítico para discutir a importância das principais bacias hidrográficas da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Para isso, os estudantes serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e plateia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Bacias hidrográficas" e explique a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) que será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os estudantes serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e plateia.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo (defensor e opositor) terá um tempo para pesquisar sobre a importância das principais bacias hidrográficas da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Nesse mesmo tempo, a banca julgadora irá pesquisar sobre os critérios de avaliação.

  4. Etapa 4 - Debate

    O grupo defensor irá apresentar seus argumentos e evidências sobre a importância das bacias hidrográficas, na sequência o grupo opositor apresenta seus argumentos e evidências contrárias. A banca julgadora fará perguntas aos grupos e avaliará a qualidade dos argumentos e evidências apresentados. A plateia poderá fazer perguntas e comentários sobre o debate.

  5. Etapa 5 - Deliberação

    A banca julgadora terá um tempo para deliberar sobre qual grupo apresentou os melhores argumentos e evidências. Em seguida, a plateia fará a devolutiva sobre o debate e a metodologia utilizada.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da discussão sobre as bacias hidrográficas e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e debate crítico;
  • Identificar a importância das bacias hidrográficas da América Latina;
  • Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos argumentos e evidências apresentados pelos grupos;
  • Coerência entre os argumentos e evidências apresentados pelos grupos;
  • Participação dos estudantes nas discussões e debates.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula;
  • Dividir os estudantes em grupos e orientá-los na pesquisa;
  • Mediar o debate e a deliberação da banca julgadora.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a importância das principais bacias hidrográficas da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água;
  • Apresentar argumentos e evidências sobre a importância das bacias hidrográficas (grupo defensor) ou argumentos e evidências contrárias (grupo opositor);
  • Participar das discussões e debates.