Aula sobre Bacias Hidrograficas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A água é um recurso natural fundamental para a vida, mas muitas vezes é tratada como um bem infinito e inesgotável. A gestão dos recursos hídricos é um tema de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta. Nesta aula, vamos estudar as bacias hidrográficas, que são áreas de drenagem formadas por rios e afluentes que deságuam em um mesmo corpo d'água. Vamos entender como elas funcionam e como a sua gestão é fundamental para a preservação da água e do meio ambiente.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Apresente o tema e explique a importância das bacias hidrográficas para a manutenção da vida na Terra. Utilize exemplos, mapas e imagens para ilustrar o assunto. Divida os estudantes em grupos, distribua os materiais que serão utilizados na atividade.

  3. Etapa 3 - Mapa Conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema das bacias hidrográficas. Oriente os alunos na construção do mapa e forneça exemplos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Os alunos irão discutir as principais ideias apresentadas nos mapas conceituais. Oriente a discussão e estimule a participação dos alunos.

  5. Etapa 5 - Exemplos

    Apresente exemplos práticos de gestão das bacias hidrográficas, como o caso da bacia do rio São Francisco e a transposição das águas do rio. Os alunos irão discutir em grupo os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos irão apresentar as suas conclusões e debater com a turma o tema das bacias hidrográficas. Faça a mediação da discussão e estimule a troca de ideias entre os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância da gestão das bacias hidrográficas e a sua relação com a preservação da água e do meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na construção do mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e no debate em sala.
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual produzido pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em analisar e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

Ações do professor

  • Selecionar e disponibilizar previamente o vídeo e o formulário para a Sala de Aula Invertida.
  • Orientar os alunos na construção do mapa conceitual e fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Mediar o debate em sala e estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e responder ao formulário na Sala de Aula Invertida.
  • Colaborar na construção do mapa conceitual em grupo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e no debate em sala.