Aula sobre Bacias Hidrograficas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A água é um recurso natural fundamental para a vida, mas muitas vezes é tratada como um bem infinito e inesgotável. A gestão dos recursos hídricos é um tema de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta. Nesta aula, vamos estudar as bacias hidrográficas, que são áreas de drenagem formadas por rios e afluentes que deságuam em um mesmo corpo d'água. Vamos entender como elas funcionam e como a sua gestão é fundamental para a preservação da água e do meio ambiente.
Etapa 1 - Antes da aula.
Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.Etapa 2 - Sala de Aula
Apresente o tema e explique a importância das bacias hidrográficas para a manutenção da vida na Terra. Utilize exemplos, mapas e imagens para ilustrar o assunto. Divida os estudantes em grupos, distribua os materiais que serão utilizados na atividade.Etapa 3 - Mapa Conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema das bacias hidrográficas. Oriente os alunos na construção do mapa e forneça exemplos sobre o tema.Etapa 4 - Discussão
Os alunos irão discutir as principais ideias apresentadas nos mapas conceituais. Oriente a discussão e estimule a participação dos alunos.Etapa 5 - Exemplos
Apresente exemplos práticos de gestão das bacias hidrográficas, como o caso da bacia do rio São Francisco e a transposição das águas do rio. Os alunos irão discutir em grupo os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.Etapa 6 - Debate
Os grupos irão apresentar as suas conclusões e debater com a turma o tema das bacias hidrográficas. Faça a mediação da discussão e estimule a troca de ideias entre os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância da gestão das bacias hidrográficas e a sua relação com a preservação da água e do meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
- Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na construção do mapa conceitual.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e no debate em sala.
- Qualidade e clareza do mapa conceitual produzido pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em analisar e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
Ações do professor
- Selecionar e disponibilizar previamente o vídeo e o formulário para a Sala de Aula Invertida.
- Orientar os alunos na construção do mapa conceitual e fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Mediar o debate em sala e estimular a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo e responder ao formulário na Sala de Aula Invertida.
- Colaborar na construção do mapa conceitual em grupo.
- Participar ativamente das discussões em grupo e no debate em sala.