Aula sobre Baiao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Baião é um ritmo musical típico do Nordeste brasileiro, que surgiu no final do século XIX e início do século XX. Ele é uma mistura de ritmos africanos, indígenas e europeus, e é caracterizado pelo uso de instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba. O Baião é um estilo muito popular no Brasil, e é frequentemente tocado em festas juninas e outras celebrações regionais. Os alunos irão aprender sobre o Baião e suas características musicais, bem como explorar as possibilidades criativas do ritmo por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o Baião aos alunos, tocando uma música ou vídeo que contenha o ritmo. Em seguida, deve propor um problema para a turma: "Como podemos criar uma nova música de Baião que seja animada e alegre?".

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos devem trabalhar em grupos para gerar ideias de como criar uma nova música de Baião. Eles podem usar instrumentos musicais, objetos do cotidiano ou até mesmo a voz para criar sons e ritmos.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deve escolher uma das ideias geradas e trabalhar em conjunto para criar uma música de Baião completa. Eles devem definir a letra, o ritmo, os instrumentos e os arranjos musicais.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua música de Baião para a turma. Eles podem usar instrumentos musicais, objetos do cotidiano ou até mesmo a voz para criar sons e ritmos.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão em sala de aula sobre as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos na criação de suas músicas de Baião. Os alunos devem compartilhar suas experiências e opiniões sobre o processo criativo.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem escrever um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, relatando suas experiências e aprendizados durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação e o desempenho dos alunos durante a atividade, levando em consideração a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a reflexão e a autoavaliação dos alunos sobre suas experiências e aprendizados durante a atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade.
  • Criatividade na criação da música de Baião.
  • Capacidade de explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • Coerência e qualidade da apresentação da música de Baião.
  • Reflexão e autoavaliação dos alunos no diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o Baião aos alunos e propor o problema a ser resolvido.
  • Orientar e incentivar os alunos na geração de alternativas e solução do problema.
  • Conduzir a discussão em sala de aula sobre as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos na criação de suas músicas de Baião.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a atividade.
  • Estimular a reflexão e a autoavaliação dos alunos no diário de bordo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para gerar ideias de como criar uma nova música de Baião.
  • Escolher uma das ideias geradas e trabalhar em conjunto para criar uma música de Baião completa.
  • Apresentar a música de Baião para a turma.
  • Participar da discussão em sala de aula sobre as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos na criação de suas músicas de Baião.
  • Escrever um diário de bordo relatando suas experiências e aprendizados durante a atividade.