Aula sobre Baiao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Baião é um ritmo musical que nasceu no Nordeste do Brasil e é uma das principais expressões da cultura popular brasileira. Ele é caracterizado por uma batida forte e marcante, acompanhada por instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba. O Baião é muito presente nas festas juninas e é uma das principais referências da música nordestina. Os alunos irão explorar o ritmo do Baião e suas características, criando um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie contextualizando o Baião e apresentando exemplos de músicas que utilizam esse ritmo. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro e receberão a tarefa de pesquisar sobre o Baião e suas características.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os grupos irão pesquisar sobre o Baião e suas características. Eles deverão utilizar livros, revistas, internet e outros recursos disponíveis para coletar informações sobre o ritmo. Ao final da pesquisa, cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Os grupos receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o desempenho dos colegas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando os critérios de avaliação e como eles serão utilizados para avaliar o desempenho dos colegas.

  5. Etapa 5 - Prática musical

    Os alunos irão praticar o Baião utilizando instrumentos musicais como a sanfona, o triângulo e a zabumba. Eles serão incentivados a criar suas próprias músicas utilizando o ritmo do Baião.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Os grupos irão avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template criado por eles mesmos. Cada grupo deverá preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para cada critério de avaliação.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final da aula, os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam e como foi a experiência de avaliar e ser avaliado pelos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar critérios de avaliação para avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa
  • Incentivar a criação do template de avaliação por pares
  • Estimular a prática musical
  • Mediar a discussão em grupo ao final da aula

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Baião e suas características
  • Criar um template de avaliação por pares
  • Praticar o Baião utilizando instrumentos musicais
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template criado
  • Discutir em grupo sobre o que aprenderam e como foi a experiência de avaliar e ser avaliado pelos colegas.