Aula sobre Baiao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Baião é um ritmo musical brasileiro que surgiu no Nordeste do país, mais especificamente na região do sertão. Ele é caracterizado pela presença de instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba, que dão ao Baião um som único e marcante. O Baião é uma expressão cultural muito importante para o Brasil e, por isso, é fundamental que os estudantes conheçam e apreciem essa manifestação artística. Os alunos serão desafiados a criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o Baião, utilizando a metodologia ativa Gamificação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Baião

    Apresente aos alunos o Baião, tocando uma música e explicando as características desse ritmo. É importante que os alunos conheçam os instrumentos que compõem o Baião e as regiões do Brasil onde ele é mais presente.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas para a criação do jogo. É importante que os grupos sejam heterogêneos, com alunos de diferentes habilidades e conhecimentos.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo deverá criar oito perguntas e oito afirmações sobre o Baião. As perguntas podem ser sobre a história do ritmo, os instrumentos utilizados, os principais artistas que o interpretam, entre outros temas. As afirmações podem ser sobre curiosidades, fatos históricos ou características do ritmo.

  4. Etapa 4 - Montagem do jogo

    Com as perguntas e afirmações prontas, os grupos deverão montar o jogo. Eles podem utilizar cartas, tabuleiro ou qualquer outro formato que desejarem. É importante que o jogo seja criativo e as perguntas e afirmações estejam bem elaboradas.

  5. Etapa 5 - Jogando o jogo

    Cada grupo irá jogar o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e afirmações. Sugerimos dar um prêmio simbólico para o grupo que acertar mais perguntas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final da atividade, os alunos deverão discutir em grupo sobre o que aprenderam com a criação e jogatina do jogo. Faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e a qualidade do jogo criado. Utilize os critérios de avaliação definidos na seção ‘

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a valorização da cultura brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas.
  • Criatividade na montagem do jogo.
  • Desempenho na jogatina do jogo.
  • Reflexão crítica sobre a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o Baião aos alunos.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Elaborar perguntas e afirmações sobre o Baião.
  • Montar o jogo de forma criativa.
  • Jogar o jogo criado pelos outros grupos.
  • Refletir criticamente sobre a atividade.