Aula sobre Baiao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Baião é um ritmo musical brasileiro que surgiu na região Nordeste do país. Ele é caracterizado pelo uso de instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba, e tem como principais representantes artistas como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. O Baião é uma importante expressão cultural do Nordeste e é muito presente em festas juninas e em outras celebrações populares. Os alunos irão explorar e analisar o Baião através da metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), criando um modelo de júri para discutir e analisar o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o Baião e seus principais representantes, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com o ritmo e a falar sobre como ele é presente em sua região.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos para analisar o Baião.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o Baião

    Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre o Baião, com foco em um aspecto específico do ritmo, como sua história, instrumentos utilizados, principais artistas, entre outros. Os alunos poderão utilizar livros, revistas, internet e outras fontes para realizar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor irão preparar seus argumentos para o debate, com base na pesquisa realizada. A banca julgadora irá preparar as perguntas que serão feitas aos grupos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. O grupo de observadores irá acompanhar o debate e anotar os pontos mais importantes.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão final com os alunos, destacando os principais pontos do debate e fazendo uma reflexão sobre o Baião e sua importância cultural.

  7. Etapa 7 - Atividade complementar (opcional)

    Proponha uma atividade complementar, como a criação de uma música utilizando elementos do Baião ou a realização de uma apresentação musical para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a cultura brasileira, em especial o Baião e sua importância na música popular.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, colaborando e respeitando as opiniões dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate, apresentando argumentos sólidos e respeitando as opiniões dos colegas.
  • Qualidade da pesquisa realizada, demonstrando conhecimento sobre o Baião e seus aspectos históricos e culturais.
  • Habilidade em trabalhar em grupo, colaborando com os colegas e respeitando as diferenças de opinião.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva, despertando o interesse dos alunos.
  • Orientar os grupos na realização da pesquisa e na preparação dos argumentos.
  • Conduzir o debate de forma imparcial, estimulando a participação de todos os grupos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e comprometida.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos sólidos e respeitando as opiniões dos colegas.
  • Trabalhar em grupo, colaborando com os colegas e respeitando as diferenças de opinião.