Aula sobre Baiao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O baião é um dos gêneros musicais mais populares do nordeste brasileiro. Ele surgiu no início do século XX e é uma mistura de ritmos africanos, indígenas e europeus. O baião é um ritmo animado e dançante, que tem como principais instrumentos a sanfona, o triângulo e a zabumba. Ele é muito presente nas festas juninas e em outras celebrações populares. Os alunos irão aprender sobre o baião, seus instrumentos e sua história, além de criar sua própria música utilizando esses elementos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o baião na cultura nordestina. Em seguida, divida a turma em 3 grupos e explique como funcionará a metodologia de rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - História do Baião

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a história do baião e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize o vídeo e as perguntas previamente.

    Estação 2 - Instrumentos do Baião

    Nesta estação, os alunos irão conhecer os principais instrumentos utilizados no baião. Disponibilize imagens e informações sobre a sanfona, o triângulo e a zabumba. Em seguida, os alunos irão ouvir algumas músicas de baião e identificar os instrumentos utilizados em cada uma.

    Estação 3 - Criação de uma música de Baião

    Nesta estação, os alunos irão criar sua própria música de baião utilizando os instrumentos estudados anteriormente. Disponibilize instrumentos de percussão e um teclado para que os alunos possam experimentar diferentes combinações sonoras. Em seguida, os alunos irão escrever a letra da música e ensaiar a apresentação.

    Apresentação das músicas

    Cada grupo irá apresentar a música criada na estação 3 para toda a turma. Incentive a participação e o envolvimento de todos os alunos.


  3. Etapa 3 - Avaliação

    Avalie a participação e o desempenho dos alunos durante a atividade, levando em consideração a criatividade, a colaboração e o conhecimento adquirido sobre o baião.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Finalize a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do baião na cultura nordestina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de uma música de baião.
  • Contextualizar o baião na cultura nordestina e valorizar a diversidade cultural brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação da música de baião.
  • Conhecimento adquirido sobre a história e os instrumentos do baião.
  • Colaboração e trabalho em equipe durante a atividade.
  • Habilidade dos alunos em executar os instrumentos de percussão e o teclado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o baião na cultura nordestina.
  • Dividir a turma em grupos e explicar como funcionará a metodologia de rotação por estações.
  • Disponibilizar materiais e recursos para as atividades propostas.
  • Estimular a participação e o envolvimento dos alunos.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a história do baião e responder às perguntas.
  • Identificar os instrumentos utilizados nas músicas de baião.
  • Criar uma música de baião utilizando os instrumentos estudados.
  • Escrever a letra da música e ensaiar a apresentação.
  • Apresentar a música criada para toda a turma.