Aula sobre Baiao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o baião na cultura nordestina. Em seguida, divida a turma em 3 grupos e explique como funcionará a metodologia de rotação por estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - História do BaiãoNesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a história do baião e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize o vídeo e as perguntas previamente.
Estação 2 - Instrumentos do Baião
Nesta estação, os alunos irão conhecer os principais instrumentos utilizados no baião. Disponibilize imagens e informações sobre a sanfona, o triângulo e a zabumba. Em seguida, os alunos irão ouvir algumas músicas de baião e identificar os instrumentos utilizados em cada uma.
Estação 3 - Criação de uma música de Baião
Nesta estação, os alunos irão criar sua própria música de baião utilizando os instrumentos estudados anteriormente. Disponibilize instrumentos de percussão e um teclado para que os alunos possam experimentar diferentes combinações sonoras. Em seguida, os alunos irão escrever a letra da música e ensaiar a apresentação.
Apresentação das músicas
Cada grupo irá apresentar a música criada na estação 3 para toda a turma. Incentive a participação e o envolvimento de todos os alunos.
Etapa 3 - Avaliação
Avalie a participação e o desempenho dos alunos durante a atividade, levando em consideração a criatividade, a colaboração e o conhecimento adquirido sobre o baião.Etapa 4 - Encerramento
Finalize a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do baião na cultura nordestina.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de uma música de baião.
- Contextualizar o baião na cultura nordestina e valorizar a diversidade cultural brasileira.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
- Criatividade e originalidade na criação da música de baião.
- Conhecimento adquirido sobre a história e os instrumentos do baião.
- Colaboração e trabalho em equipe durante a atividade.
- Habilidade dos alunos em executar os instrumentos de percussão e o teclado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o baião na cultura nordestina.
- Dividir a turma em grupos e explicar como funcionará a metodologia de rotação por estações.
- Disponibilizar materiais e recursos para as atividades propostas.
- Estimular a participação e o envolvimento dos alunos.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre a história do baião e responder às perguntas.
- Identificar os instrumentos utilizados nas músicas de baião.
- Criar uma música de baião utilizando os instrumentos estudados.
- Escrever a letra da música e ensaiar a apresentação.
- Apresentar a música criada para toda a turma.