Aula sobre Baiao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O baião é um ritmo musical brasileiro originário do Nordeste do país, que se popularizou em todo o território nacional. Ele é caracterizado por sua batida marcante e alegre, que remete às festas juninas e ao forró. Os alunos serão convidados a conhecer mais sobre o baião, sua história e suas características musicais. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Envie previamente para os alunos, textos e vídeos com exemplos sobre o baião, sua origem e sua importância na cultura brasileira.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em casa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o baião em casa, utilizando fontes como livros, sites e vídeos. Eles deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos resultados

    Os alunos apresentarão os resultados de suas pesquisas em sala de aula, compartilhando com os colegas o que descobriram sobre o baião.

  4. Etapa 4 - Análise de músicas

    Apresente algumas músicas de baião para os alunos e faça uma análise das características musicais do ritmo, como a batida, os instrumentos utilizados e a letra.

  5. Etapa 5 - Criação de um baião

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar uma música de baião, utilizando os conhecimentos adquiridos na pesquisa e na análise das músicas apresentadas pelo professor.

  6. Etapa 6 - Apresentação das músicas

    Cada grupo apresentará a música de baião criada para a turma, que fará uma avaliação utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal".

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e os resultados obtidos pelos alunos, destacando a importância do baião na cultura brasileira e a relevância da metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos na busca por conhecimento.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na criação de uma música de baião.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na análise das músicas apresentadas.
  • Criatividade na criação da música de baião.
  • Habilidade em utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", para avaliar as atividades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e fazer uma contextualização sobre o baião.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na análise das músicas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação da música de baião.
  • Avaliar as atividades dos alunos utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e os resultados obtidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o baião em casa.
  • Participar ativamente da análise das músicas apresentadas pelo professor.
  • Criar uma música de baião em grupo.
  • Apresentar a música de baião criada para a turma.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", para avaliar as atividades.