Aula sobre Bauhaus E A Arte

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Bauhaus foi uma escola de arte e design fundada em 1919 na Alemanha que revolucionou a forma como a arte e o design eram ensinados e praticados. A escola tinha como objetivo unir arte e indústria, criando objetos funcionais e esteticamente agradáveis. A metodologia Design Sprint é uma abordagem ágil para solução de problemas que tem como objetivo criar soluções inovadoras em um curto espaço de tempo. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Bauhaus e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada na criação de objetos funcionais e esteticamente agradáveis.

  1. Etapa 1 - Entender

    Professor, apresente a história da Bauhaus e sua importância na história da arte e do design. Os alunos irão pesquisar sobre a escola e seus principais artistas e designers.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço de um objeto funcional que poderia ter sido criado na Bauhaus. Eles irão desenhar o objeto e anotar as funcionalidades e características estéticas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão apresentar seus esboços para a turma e escolherão coletivamente um objeto para ser desenvolvido.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo do objeto escolhido utilizando materiais disponíveis em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão testar o objeto criado e avaliar sua funcionalidade e estética.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte e design.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a colaboração e a tomada de decisões em grupo.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos sobre a Bauhaus e seus artistas e designers.
  • Criatividade e originalidade do objeto criado pelos alunos.
  • Funcionalidade e estética do objeto criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar a história da Bauhaus e seus principais artistas e designers.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos durante a criação dos esboços e protótipos.
  • Orientar os alunos na escolha do objeto a ser desenvolvido.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre a Bauhaus e seus artistas e designers.
  • Criar esboços de objetos funcionais e esteticamente agradáveis.
  • Desenvolver protótipos dos objetos escolhidos em grupo.