Aula sobre Bauhaus E A Arte

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Bauhaus foi uma escola de arte e design fundada na Alemanha em 1919, que teve grande influência no desenvolvimento da arte moderna e contemporânea. A escola tinha como objetivo unir arte e indústria, criando objetos funcionais e esteticamente agradáveis. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história da Bauhaus e como ela influenciou a arte e o design até os dias atuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos. Além disso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os estudantes possam compreender melhor a importância da Bauhaus.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a história da Bauhaus, explicando seus objetivos e sua importância para a arte e o design. Apresente exemplos de objetos criados pela escola, como móveis e utensílios domésticos.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos (30 minutos)

    Apresente exemplos práticos de como a Bauhaus influenciou a arte e o design, como a tipografia moderna e a arquitetura funcionalista. Alémd isso, compartilhe também exemplos de artistas contemporâneos que foram influenciados pela escola.

  3. Etapa 3 - Criação de objetos (60 minutos)

    Os alunos irão criar objetos funcionais e esteticamente agradáveis, utilizando os princípios da Bauhaus. O objetivo é que possam aplicar na prática o que aprenderam sobre a escola.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos objetos (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar seus objetos para a turma, explicando como aplicaram os princípios da Bauhaus em sua criação.

  5. Etapa 5 - Conclusão (10 minutos)

    O professor irá concluir a aula reforçando a importância da Bauhaus para a arte e o design, e como seus princípios ainda são aplicados até os dias atuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de empatia;
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de simbolizar;
  • Aplicar na prática os princípios da Bauhaus;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e seus subtópicos;
  • Aplicação dos princípios da Bauhaus na criação dos objetos;
  • Participação nas discussões em grupo;
  • Criatividade e originalidade na criação dos objetos;
  • Apresentação clara e objetiva dos objetos criados.

Ações do professor

  • Apresentar a história da Bauhaus e seus objetivos;
  • Estimular a criação do mapa de empatia;
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Orientar os alunos na criação dos objetos;
  • Concluir a aula reforçando a importância da Bauhaus.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia;
  • Participar das discussões em grupo;
  • Criar objetos funcionais e esteticamente agradáveis;
  • Apresentar os objetos criados para a turma;
  • Compreender a importância da Bauhaus para a arte e o design.