Aula sobre Bauhaus E A Arte
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente a história da Bauhaus e seus princípios fundamentais, utilizando imagens e vídeos para ilustrar o tema. Em seguida, explique à turma a metodologia Rotação por Estações e como ela será utilizada nesta aula.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Organize a turma em três grupos e direcione-os para as estações. Cada grupo deverá permanecer na mesma estação, durante 30 minutos, para realizar a atividade proposta. Quando o tempo acabar, devem seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Arquitetura (30 minutos)
Os alunos irão pesquisar sobre a arquitetura da Bauhaus e criar um modelo de maquete utilizando materiais recicláveis, representando um prédio com as características da escola.
Estação 2 - Design Gráfico (30 minutos)
Os alunos irão criar um cartaz utilizando as técnicas de design gráfico da Bauhaus, como o uso de formas geométricas simples e cores primárias.
Estação 3 - Artes Visuais (30 minutos)
Os alunos irão criar uma obra de arte inspirada na técnica de colagem utilizada pelos artistas da Bauhaus, utilizando materiais diversos como revistas, jornais e papéis coloridos.
Etapa 3 - Apresentação das atividades (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar sua atividade para a turma, explicando como aplicaram os princípios da Bauhaus em sua criação.Etapa 4 - Discussão e reflexão (20 minutos)
Conduza uma discussão sobre a importância da Bauhaus na história da arte e como seus princípios ainda são relevantes atualmente.Etapa 5 - Encerramento (10 minutos)
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte de diferentes matrizes estéticas e culturais;
- Estimular a criatividade e a capacidade de simbolização dos alunos;
- Ampliar o repertório imagético dos estudantes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Criatividade e originalidade na criação das obras de arte;
- Coerência na aplicação dos princípios da Bauhaus nas atividades desenvolvidas.
Ações do professor
- Apresentar a história da Bauhaus de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos nas atividades propostas, estimulando a criatividade e a aplicação dos princípios da escola;
- Conduzir a discussão e reflexão sobre o tema, incentivando a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Pesquisar e analisar obras de arte relacionadas ao tema;
- Criar obras de arte originais e coerentes com os princípios da Bauhaus.