Aula sobre Bauhaus E A Arte

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A escola Bauhaus foi uma das mais importantes escolas de arte e design do século XX. Fundada em 1919 na Alemanha, a escola tinha como objetivo unir arte e indústria, criando objetos funcionais e esteticamente agradáveis. A Bauhaus influenciou a arquitetura, o design gráfico, a moda e a arte em geral. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história da Bauhaus e sua influência na arte contemporânea. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, onde os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a escola Bauhaus e sua influência na arte contemporânea. Compartilhe exemplos de obras de arte e design criadas pelos artistas desta escola.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos pesquisar sobre a escola Bauhaus e seus artistas. Eles deverão buscar informações sobre a história da escola, seus objetivos e seus principais artistas, além de elaborar uma apresentação visual a ser compartilhada com os colegas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram. Eles deverão compartilhar suas descobertas e discutir a importância da Bauhaus na arte contemporânea.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “que bom”, “que pena” e “que tal”. Eles deverão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar seus templates para a turma e deverão explicar como utilizaram a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão discutir as avaliações feitas pelos colegas. Eles deverão compartilhar suas opiniões e discutir as diferentes perspectivas apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula reforçando a importância da escola Bauhaus na arte contemporânea. Incentive os alunos a continuar pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações;
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de simbolizar.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo;
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Clareza na apresentação do template e na explicação da avaliação.

Ações do professor

  • Apresentar a escola Bauhaus e sua importância na arte contemporânea;
  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo;
  • Estimular a criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a escola Bauhaus e seus artistas;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.