Aula sobre Biocombustiveis

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Biocombustíveis são uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral. Eles são produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, o milho e a soja, e sua queima emite menos gases poluentes na atmosfera. Além disso, a produção de biocombustíveis pode gerar empregos e renda em áreas rurais. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Design Sprint para desenvolver um projeto de biocombustíveis, em que os alunos irão entender o tema, esboçar ideias, decidir sobre a melhor solução, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema biocombustíveis, explicando suas características, vantagens e desvantagens. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

    Exemplo: Mostre imagens e vídeos sobre a produção e uso de biocombustíveis em diferentes países.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos, divididos em grupos, irão criar um mapa mental com ideias sobre como produzir biocombustíveis de forma sustentável e acessível.

    Exemplo: Forneça materiais, como revistas e jornais, para que os alunos recortem imagens e palavras que representem suas ideias.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu mapa mental e os alunos irão discutir em conjunto qual a melhor solução para produzir biocombustíveis. Medie a discussão e auxiliena escolha da solução final.

    Exemplo: Façaperguntas que ajudem os alunos a avaliar as vantagens e desvantagens de cada ideia.


  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo da solução escolhida, utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Auxilie na criação do protótipo e no uso dos materiais.

    Exemplo: Os alunos podem criar um modelo de usina de produção de biocombustíveis utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e papelão.


  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu protótipo e os alunos irão avaliar sua eficiência e sustentabilidade. Medie a discussão e auxilie na avaliação dos protótipos.

    Exemplo: Os alunos podem fazer testes com seus protótipos, como medir a quantidade de biocombustível produzido, para avaliar sua eficiência.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o pensamento crítico e criativo dos alunos.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Promover a compreensão sobre a importância da produção sustentável de energia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade e originalidade das ideias apresentadas pelos grupos.
  • Eficiência e sustentabilidade dos protótipos criados pelos grupos.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e auxiliar na escolha da solução final.
  • Auxiliar na criação do protótipo e no uso dos materiais.
  • Mediar a discussão e auxiliar na avaliação dos protótipos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente e colaborar com os colegas durante todas as etapas da aula.
  • Criar um mapa mental com ideias sobre como produzir biocombustíveis de forma sustentável e acessível.
  • Criar um protótipo da solução escolhida e avaliar sua eficiência e sustentabilidade.