Aula sobre Biocombustiveis
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema biocombustíveis, explicando suas características, vantagens e desvantagens. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Exemplo: Mostre imagens e vídeos sobre a produção e uso de biocombustíveis em diferentes países.
Etapa 2 - Esboçar
Os alunos, divididos em grupos, irão criar um mapa mental com ideias sobre como produzir biocombustíveis de forma sustentável e acessível.Exemplo: Forneça materiais, como revistas e jornais, para que os alunos recortem imagens e palavras que representem suas ideias.
Etapa 3 - Decidir
Cada grupo apresentará seu mapa mental e os alunos irão discutir em conjunto qual a melhor solução para produzir biocombustíveis. Medie a discussão e auxiliena escolha da solução final.Exemplo: Façaperguntas que ajudem os alunos a avaliar as vantagens e desvantagens de cada ideia.
Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo da solução escolhida, utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Auxilie na criação do protótipo e no uso dos materiais.Exemplo: Os alunos podem criar um modelo de usina de produção de biocombustíveis utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e papelão.
Etapa 5 - Testar
Cada grupo irá apresentar seu protótipo e os alunos irão avaliar sua eficiência e sustentabilidade. Medie a discussão e auxilie na avaliação dos protótipos.Exemplo: Os alunos podem fazer testes com seus protótipos, como medir a quantidade de biocombustível produzido, para avaliar sua eficiência.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver o pensamento crítico e criativo dos alunos.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
- Promover a compreensão sobre a importância da produção sustentável de energia.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
- Qualidade e originalidade das ideias apresentadas pelos grupos.
- Eficiência e sustentabilidade dos protótipos criados pelos grupos.
Ações do professor
- Mediar a discussão e auxiliar na escolha da solução final.
- Auxiliar na criação do protótipo e no uso dos materiais.
- Mediar a discussão e auxiliar na avaliação dos protótipos.
Ações do aluno
- Participar ativamente e colaborar com os colegas durante todas as etapas da aula.
- Criar um mapa mental com ideias sobre como produzir biocombustíveis de forma sustentável e acessível.
- Criar um protótipo da solução escolhida e avaliar sua eficiência e sustentabilidade.