Aula sobre Biocombustiveis
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Biocombustíveis são fontes de energia renováveis que têm sido cada vez mais utilizadas como alternativa aos combustíveis fósseis, que são não renováveis e causam grandes impactos ambientais. Nesta aula, os alunos irão estudar sobre biocombustíveis, suas vantagens e desvantagens, e como eles podem contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa. A metodologia utilizada será o estudo de caso, onde os alunos irão trabalhar em grupos e desenvolver um infográfico sobre o tema. Eles irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, fazer comparações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico para ser distribuído na comunidade.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema biocombustíveis, apresentando suas definições e exemplos de biocombustíveis utilizados atualmente, como biometano, biodiesel, etanol, etc.Os alunos serão incentivados a compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Estudo de caso
Separe os alunos em grupos e escolha o tema que cada grupo irá trabalhar. Os temas podem ser: biodiesel, etanol, biogás, ou outros biocombustíveis. Os alunos irão identificar um problema relacionado ao tema escolhido, levantar dados através de pesquisas e entrevistas com pessoas reais, analisar o contexto, fazer comparações e propor soluções.Etapa 3 - Criação do infográfico
Os grupos irão criar um infográfico, utilizando um template com lacunas a serem preenchidas. O infográfico deve conter informações sobre o tema escolhido, como o biocombustível é produzido, suas vantagens e desvantagens, e como ele pode contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa.Etapa 4 - Apresentação dos infográficos
Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas e as soluções propostas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas e as soluções propostas. O professor irá mediar a discussão e incentivar a participação de todos.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância dos biocombustíveis como fonte de energia renovável e incentivando os alunos a disseminarem as informações aprendidas na comunidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados;
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
- Promover a conscientização sobre a importância da utilização de fontes de energia renováveis.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante a aula;
- Qualidade do infográfico produzido;
- Capacidade de análise crítica e proposição de soluções.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos;
- Separar os alunos em grupos e escolher os temas;
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas e entrevistas para levantar dados;
- Analisar o contexto e propor soluções;
- Criar um infográfico com as informações coletadas.