Aula sobre Biocombustiveis

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Biocombustíveis são uma opção de combustível renovável e sustentável. Eles são produzidos a partir de fontes biológicas, como cana-de-açúcar, milho, soja, entre outras. A produção de biocombustíveis é importante para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre biocombustíveis e seus benefícios para o meio ambiente e para a economia. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema biocombustíveis e seus benefícios para a economia e o meio ambiente. Utilize imagens e vídeos para exemplificar a produção e utilização de biocombustíveis.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia

    Explique a metodologia da Gamificação e como ela será utilizada nesta aula. Mostre exemplos de jogos criados por outros alunos.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro e escolherão um tema relacionado a biocombustíveis para desenvolver o jogo, como exemplo o etanol e biodiesel.

  4. Etapa 4 - Criação das cartas de perguntas e afirmações

    Os alunos irão criar as cartas de perguntas e afirmações para o jogo. Eles deverão elaborar perguntas sobre o tema escolhido e afirmações verdadeiras ou falsas relacionadas ao assunto.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos e dará sugestões de melhorias.

  6. Etapa 6 - Refinamento do jogo

    Os grupos irão refinar o jogo com base nas sugestões dos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado e explicar as perguntas e afirmações escolhidas.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Finalize a aula reforçando os principais pontos abordados e a importância do tema. Forneça recursos adicionais para que os alunos possam continuar aprendendo sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar perguntas e respostas sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo;
  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas;
  • Clareza nas explicações durante a apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Explicar a metodologia da Gamificação;
  • Orientar os alunos na criação das cartas de perguntas e afirmações.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe;
  • Elaborar perguntas e afirmações relacionadas ao tema;
  • Apresentar o jogo criado de forma clara e objetiva.