Aula sobre Biocombustiveis

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula de hoje abordará um tema muito importante para entendermos a atualidade: Biocombustíveis. Você sabia que eles são produzidos a partir de fontes renováveis, como plantas e resíduos orgânicos? Eles são uma alternativa aos combustíveis fósseis, que são finitos e poluem muito o meio ambiente.

Hoje, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, avaliando avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e faça uma breve contextualização, incentivando os alunos a levantarem dúvidas e questionamentos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupos

    Divida a turma em em quatro grupos: júri, defesa, acusação e júri popular.Os alunos deverão pesquisar sobre o tema, buscando informações e exemplos práticos. Oriente e auxilie os grupos durante a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos se reunirão para discutir e apresentar suas pesquisas, com o objetivo de trocar informações e ideias sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em plenária

    Após a apresentação dos grupos, será realizada uma discussão em plenária para aprofundar o debate sobre o uso de biocombustíveis e seus impactos socioambientais.

  5. Etapa 5 - Elaboração do template de avaliação por rúbrica

    Os alunos, em grupo, deverão elaborar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Os grupos apresentarão seus templates para a turma, de forma a discutir e aprimorar a avaliação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e incentive os alunos a continuarem pesquisando e se informando sobre biocombustíveis.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir um tema de forma crítica e fundamentada.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.
  • Estimular a cooperação e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates e discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Elaboração do template de avaliação por rúbrica.
  • Apresentação clara e objetiva das ideias e informações.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante a pesquisa.
  • Estimular a participação e o debate em grupo.
  • Fazer intervenções pontuais para aprofundar o debate.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema.
  • Participar ativamente dos debates e discussões em grupo.
  • Elaborar o template de avaliação por rúbrica em grupo.