Aula sobre Biocombustiveis

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis, produzidas a partir de matérias-primas orgânicas, como a cana-de-açúcar, milho, soja, entre outras. Eles são utilizados como alternativa aos combustíveis fósseis, que são finitos e causam impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, os biocombustíveis são importantes para o desenvolvimento econômico e social de muitos países. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema, a fim de aprofundar seus conhecimentos e discutir questões socioambientais relacionadas ao uso de biocombustíveis. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão acesso prévio a materiais e informações sobre o tema, para que possam construir seus próprios conhecimentos e compartilhá-los em sala de aula.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema biocombustíveis, suas características e importância. Em seguida, divida os alunos em grupos para pesquisar e coletar informações sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos terão acesso a materiais, como textos, vídeos e infográficos, para que possam se aprofundar no tema e coletar informações para a criação do mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre biocombustíveis, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Durante a criação do mapa, circule pela sala, orientando e tirando dúvidas dos alunos.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os grupos apresentarão seus mapas conceituais para a turma e haverá uma discussão sobre as informações apresentadas. Incentive a participação de todos os alunos na discussão.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de utilização de biocombustíveis, como o uso do etanol em carros e a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos apresentados.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre questões socioambientais

    Será aberta uma discussão sobre as questões socioambientais relacionadas ao uso de biocombustíveis, como o desmatamento e a produção em larga escala de monoculturas. Os alunos deverão refletir sobre as possíveis soluções para esses problemas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos durante a aula e incentivará os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
  • Estimular a criatividade e o raciocínio crítico dos alunos, por meio da criação do mapa conceitual.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, compartilhando informações e opiniões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em sala de aula.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas no mapa conceitual.
  • Participação e contribuição dos alunos na discussão sobre questões socioambientais relacionadas ao uso de biocombustíveis.

Ações do professor

  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão em sala de aula.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações sobre o tema biocombustíveis.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia Sala de Aula Invertida.
  • Participar ativamente da discussão em sala de aula, compartilhando informações e opiniões.