Aula sobre Biodiversidade E Preservacao Ambiental

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o tema e explicar a importância da biodiversidade e da preservação ambiental para a vida na Terra. Utilize exemplos práticos, como a importância das abelhas na polinização das plantas, inclusive quantificando financeiramente como os seres vivos são importantes mesmo na perspectiva humanista capitalista, e o impacto da degradação ambiental na vida das populações humanas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema central para a turma: "Como podemos contribuir para a preservação da biodiversidade em nossas comunidades?" ou “Por que devemos preservar a natureza? O que extraímos de importante dela?” ou “Qual a diferença entre conservação e preservação?”.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos, divididos em grupos, devem pensar em alternativas para contribuir com a preservação da biodiversidade em suas comunidades. Alunos podem ser alimentados com materiais de apoio, como livros, revistas e jornais antigos.

  3. Etapa 3 - Seleção de soluções

    Os grupos apresentam suas alternativas para a turma e juntos selecionam as melhores soluções para contribuir com a preservação da biodiversidade em suas comunidades ou qualquer outra solução para os problemas sugeridos.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo para registrar as soluções selecionadas. O diário deve conter campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  5. Etapa 5 - Pesquisa e coleta de informações

    Os grupos devem pesquisar informações sobre as unidades de conservação e a importância da preservação da biodiversidade. Orienta a pesquisa e fornecer materiais de apoio.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os grupos apresentam seus diários de bordo para a turma e explicam suas soluções para contribuir com a preservação da biodiversidade em suas comunidades.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final com a turma sobre a importância da preservação da biodiversidade e das unidades de conservação para a vida na Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a problemática ambiental e relacioná-la à vida cotidiana dos alunos.
  • Desenvolver o pensamento crítico e criativo dos alunos na busca de soluções para um problema real.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo, capacidade de argumentação, análise crítica e negociação.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação escrita e organização das ideias.

Critérios de avaliação

  • Clareza na apresentação, coesão e coerência dos argumentos e criatividade na solução apresentada.
  • Participação no grupo.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa e fornecer materiais de apoio;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Conduzir a reflexão final com a turma.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo;
  • Pesquisar e coletar informações;
  • Criar e apresentar o diário de bordo.