Aula sobre Biodiversidade E Preservacao Ambiental

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A biodiversidade é um dos temas mais importantes para ser discutido nas aulas de Ciências. A preservação ambiental é essencial para garantir a qualidade de vida das pessoas e a manutenção dos ecossistemas. Nesta aula, os alunos irão criar um diário de bordo sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.

Exemplo prático:

Inicie a aula com um vídeo curto sobre a importância das unidades de conservação e como elas funcionam. Em seguida, pode mostrar imagens de diferentes tipos de unidades de conservação no Brasil.

Intencionalidades Pedagógicas:

1\. Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.

2\. Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

3\. Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, analisar e sintetizar informações.


  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente o problema para os alunos: "Como podemos justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados?"

  2. Etapa 2 - Criação do Diário de Bordo

    Os grupos irão criar um diário de bordo contendo as informações pesquisadas e a solução escolhida. O diário deverá conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos, divididos em grupos, irão pesquisar sobre as diferentes unidades de conservação, as populações humanas que vivem próximas a elas e as atividades que são realizadas nessas áreas. A partir disso, deverão gerar alternativas para justificar a importância dessas unidades de conservação.

  4. Etapa 4 - Solução

    Com base nas alternativas geradas, os grupos irão selecionar a melhor solução para justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Diários de Bordo

    Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma. Durante as apresentações, os alunos deverão prestar atenção aos argumentos utilizados pelos grupos para justificar a importância das unidades de conservação.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após as apresentações, a turma irá discutir em grupo sobre as diferentes soluções apresentadas e como elas podem ser aplicadas na vida real.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, analisar e sintetizar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das informações contidas no diário de bordo.
  • Coerência e clareza dos argumentos utilizados pelos grupos para justificar a importância das unidades de conservação.

Ações do professor

  • Apresentar o problema para os alunos e orientá-los durante a atividade.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os grupos durante a criação do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Realizar as pesquisas sobre as unidades de conservação, as populações humanas e as atividades realizadas nessas áreas.
  • Trabalhar em grupo para gerar alternativas e escolher a melhor solução para justificar a importância das unidades de conservação.
  • Criar um diário de bordo contendo as informações pesquisadas e a solução escolhida.