Aula sobre Biodiversidade E Preservacao Ambiental
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A biodiversidade é a variedade de formas de vida no planeta Terra, incluindo todas as espécies de plantas, animais e micro-organismos. A preservação ambiental é fundamental para garantir a manutenção dessa biodiversidade, além de garantir a qualidade de vida das populações humanas. Nesta aula, os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
Etapa 1 - Check-in
Envie para casa que os alunos deverão responder a seguinte pergunta: "Qual você acha que é a relação entre biodiversidade e preservação ambiental?".Inicie a aula com a atividade de Check-in, discuta o que assimilaram de relevante em suas pesquisas acerca da pergunta.
Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, explicando o que é biodiversidade e a importância da preservação ambiental para garantir a manutenção dessa biodiversidade. Apresente exemplos práticos de como a degradação ambiental afeta a biodiversidade e a qualidade de vida das populações humanas.Exemplo clássico foram as consequências do desmatamento da Floresta da Tijuca, que foi reflorestada por D.Pedro II.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional. Eles deverão levantar exemplos de unidades de conservação próximas à sua região e quais os principais desafios enfrentados para a sua preservação.Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem
Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão incluir as principais informações discutidas em grupo e as suas próprias reflexões sobre o tema.Etapa 5 - Desenvolvimento do template
Os alunos trabalharão em seus templates de registro de aprendizagem, desenvolvendo os subtópicos propostos. Eles poderão incluir imagens, gráficos e outros recursos para ilustrar suas reflexões.Etapa 6 - Check-out
Ao final da aula, os alunos deverão responder à seguinte pergunta: "O que você aprendeu sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional?" O objetivo dessa atividade é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis dúvidas ou lacunas de conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
- Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre a relação entre preservação ambiental e qualidade de vida das populações humanas.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção de seus templates de registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade do template de registro de aprendizagem, incluindo a clareza das informações e a criatividade na apresentação.
- Capacidade de justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
- Compreensão dos conceitos apresentados na aula.
- Participação no Check-out.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Orientar os alunos na criação dos templates de registro de aprendizagem.
- Avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis dúvidas ou lacunas de conhecimento.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template de registro de aprendizagem claro e criativo.
- Refletir criticamente sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
- Participar do Check-out e avaliar o próprio aprendizado.