Aula sobre Biodiversidade E Preservacao Ambiental

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A biodiversidade é a variedade de formas de vida no planeta Terra, incluindo todas as espécies de plantas, animais e micro-organismos. A preservação ambiental é fundamental para garantir a manutenção dessa biodiversidade, além de garantir a qualidade de vida das populações humanas. Nesta aula, os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Envie para casa que os alunos deverão responder a seguinte pergunta: "Qual você acha que é a relação entre biodiversidade e preservação ambiental?".

    Inicie a aula com a atividade de Check-in, discuta o que assimilaram de relevante em suas pesquisas acerca da pergunta.


  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que é biodiversidade e a importância da preservação ambiental para garantir a manutenção dessa biodiversidade. Apresente exemplos práticos de como a degradação ambiental afeta a biodiversidade e a qualidade de vida das populações humanas.

    Exemplo clássico foram as consequências do desmatamento da Floresta da Tijuca, que foi reflorestada por D.Pedro II.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional. Eles deverão levantar exemplos de unidades de conservação próximas à sua região e quais os principais desafios enfrentados para a sua preservação.

  4. Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão incluir as principais informações discutidas em grupo e as suas próprias reflexões sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do template

    Os alunos trabalharão em seus templates de registro de aprendizagem, desenvolvendo os subtópicos propostos. Eles poderão incluir imagens, gráficos e outros recursos para ilustrar suas reflexões.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Ao final da aula, os alunos deverão responder à seguinte pergunta: "O que você aprendeu sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional?" O objetivo dessa atividade é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis dúvidas ou lacunas de conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
  • Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre a relação entre preservação ambiental e qualidade de vida das populações humanas.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção de seus templates de registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem, incluindo a clareza das informações e a criatividade na apresentação.
  • Capacidade de justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula.
  • Participação no Check-out.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação dos templates de registro de aprendizagem.
  • Avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis dúvidas ou lacunas de conhecimento.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de registro de aprendizagem claro e criativo.
  • Refletir criticamente sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
  • Participar do Check-out e avaliar o próprio aprendizado.