Aula sobre Biodiversidade E Preservacao Ambiental
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A biodiversidade é um tema muito importante para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas. Ela é composta por todos os seres vivos que habitam a Terra, desde as bactérias até os mamíferos. A biodiversidade é fundamental para manter o equilíbrio ecológico e garantir a continuidade da vida no planeta. Nesta aula, vamos trabalhar a importância da preservação ambiental e como as unidades de conservação podem contribuir para a manutenção da biodiversidade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente uma breve introdução sobre a biodiversidade e a importância da preservação ambiental. Em seguida, irá explicar a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá pesquisar e escolher um tema em que a biodiversidade e preservação ambiental são postas em cheque para o crescimento econômico de curto prazo. Devem então, pesar os pontos positivos e negativos de cada possível desdobramento do caso e opinar o que acham a melhor saída baseados em argumentos.Exemplo: [Ibama nega licença de exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas.](https://www.google.com/url?q=https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/22/lula-diz-que-acha-dificil-mas-petroleo-na-foz-do-amazonas-nao-sera-explorado-se-tiver-problema-para-a-amazonia.ghtml&sa=D&source=editors&ust=1688495473441961&usg=AOvVaw2nT3yM2mb-XfCwwMnL-qNd)
Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Os alunos irão discutir em grupo e registrar o problema identificado.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os alunos irão pesquisar sobre o problema identificado, utilizando fontes diversas, como livros, sites, entrevistas com pessoas reais, entre outros. Oriente os alunos na busca de informações relevantes.Etapa 5 - Análise do contexto
Os alunos irão analisar o contexto do problema identificado, discutindo as causas e as possíveis soluções. Oriente os alunos na análise crítica das informações obtidas.Etapa 6 - Soluções
Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado. Os alunos irão discutir em grupo e registrar as soluções propostas.Etapa 7 - Sugestão de atividade\- Criação de infográficos
Cada grupo irá criar um infográfico contendo informações relevantes sobre o tema escolhido e as soluções propostas. Oriente os alunos na criação dos infográficos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar problemas relacionados à biodiversidade e à preservação ambiental.
- Estimular a pesquisa, a criatividade, comunicação e busca por informações relevantes.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e interpretar dados.
- Promover a conscientização dos alunos sobre a importância da preservação ambiental.
Critérios de avaliação
- Identificação clara do problema relacionado à biodiversidade e à preservação ambiental.
- Pesquisa e levantamento de dados relevantes e diversificados.
- Análise crítica e interpretação dos dados obtidos.
- Proposição de soluções criativas e viáveis para o problema identificado.
- Criação de um infográfico claro e informativo sobre o tema escolhido.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
- Auxiliar os alunos na busca por informações relevantes e diversificadas.
- Estimular a análise crítica e a interpretação dos dados obtidos.
- Estimular a criatividade e a comunicação dos alunos por meio da criação de infográficos.
- Promover a discussão e o debate entre os alunos sobre o tema escolhido.
Ações do aluno
- Identificar um problema relacionado à biodiversidade e à preservação ambiental.
- Pesquisar e levantar dados relevantes e diversificados sobre o problema identificado.
- Analisar e interpretar os dados obtidos.
- Propor soluções criativas e viáveis para o problema identificado.
- Criar um infográfico claro e informativo sobre o tema escolhido.