Aula sobre Biodiversidade E Preservacao Ambiental

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A biodiversidade é um tema muito importante para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas. Ela é composta por todos os seres vivos que habitam a Terra, desde as bactérias até os mamíferos. A biodiversidade é fundamental para manter o equilíbrio ecológico e garantir a continuidade da vida no planeta. Nesta aula, vamos trabalhar a importância da preservação ambiental e como as unidades de conservação podem contribuir para a manutenção da biodiversidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente uma breve introdução sobre a biodiversidade e a importância da preservação ambiental. Em seguida, irá explicar a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá pesquisar e escolher um tema em que a biodiversidade e preservação ambiental são postas em cheque para o crescimento econômico de curto prazo. Devem então, pesar os pontos positivos e negativos de cada possível desdobramento do caso e opinar o que acham a melhor saída baseados em argumentos.

    Exemplo: [Ibama nega licença de exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas.](https://www.google.com/url?q=https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/22/lula-diz-que-acha-dificil-mas-petroleo-na-foz-do-amazonas-nao-sera-explorado-se-tiver-problema-para-a-amazonia.ghtml&sa=D&source=editors&ust=1688495473441961&usg=AOvVaw2nT3yM2mb-XfCwwMnL-qNd)


  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Os alunos irão discutir em grupo e registrar o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos irão pesquisar sobre o problema identificado, utilizando fontes diversas, como livros, sites, entrevistas com pessoas reais, entre outros. Oriente os alunos na busca de informações relevantes.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os alunos irão analisar o contexto do problema identificado, discutindo as causas e as possíveis soluções. Oriente os alunos na análise crítica das informações obtidas.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado. Os alunos irão discutir em grupo e registrar as soluções propostas.

  7. Etapa 7 - Sugestão de atividade\- Criação de infográficos

    Cada grupo irá criar um infográfico contendo informações relevantes sobre o tema escolhido e as soluções propostas. Oriente os alunos na criação dos infográficos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar problemas relacionados à biodiversidade e à preservação ambiental.
  • Estimular a pesquisa, a criatividade, comunicação e busca por informações relevantes.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e interpretar dados.
  • Promover a conscientização dos alunos sobre a importância da preservação ambiental.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema relacionado à biodiversidade e à preservação ambiental.
  • Pesquisa e levantamento de dados relevantes e diversificados.
  • Análise crítica e interpretação dos dados obtidos.
  • Proposição de soluções criativas e viáveis para o problema identificado.
  • Criação de um infográfico claro e informativo sobre o tema escolhido.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os alunos na busca por informações relevantes e diversificadas.
  • Estimular a análise crítica e a interpretação dos dados obtidos.
  • Estimular a criatividade e a comunicação dos alunos por meio da criação de infográficos.
  • Promover a discussão e o debate entre os alunos sobre o tema escolhido.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à biodiversidade e à preservação ambiental.
  • Pesquisar e levantar dados relevantes e diversificados sobre o problema identificado.
  • Analisar e interpretar os dados obtidos.
  • Propor soluções criativas e viáveis para o problema identificado.
  • Criar um infográfico claro e informativo sobre o tema escolhido.