Aula sobre Biodiversidade E Preservacao Ambiental

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A biodiversidade é a variedade de vida na Terra, incluindo a diversidade genética, de espécies e de ecossistemas. A preservação ambiental é importante para proteger a biodiversidade e garantir a sobrevivência das espécies. As unidades de conservação, como os parques, reservas e florestas nacionais, são importantes para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.

Intencionalidades pedagógicas:

1\. Desenvolver a habilidade de justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.

2\. Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

3\. Promover a reflexão crítica sobre a preservação ambiental.


  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Explique as funções de cada grupo e distribua materiais para a pesquisa.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre a importância das unidades de conservação, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionadas. Disponibilize textos, livros ou revistas para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Elaboração dos argumentos

    O grupo defensor deverá elaborar argumentos a favor da importância de proteger uma determinada área relacionada à realidade da comunidade local usando alguma das modalidades citadas de conservação, enquanto o grupo opositor deverá elaborar argumentos contra. A banca julgadora, que pode desempenhar o papel de órgão que irá escolher a quem dará concessão para utilizar a área, deverá elaborar questões para avaliar a argumentação dos grupos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor deverão apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. O público poderá fazer perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Deliberação

    A banca julgadora deverá decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos e justificar sua decisão.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Promova uma reflexão com os alunos sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.

  7. Etapa 7 - Registro

    Os alunos deverão registrar em um caderno ou em folhas avulsas os principais pontos discutidos durante o debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a preservação ambiental.

Critérios de avaliação

  • Coerência e pertinência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Qualidade das respostas às perguntas da banca julgadora.
  • Participação ativa dos alunos durante o debate.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na divisão dos grupos e na pesquisa sobre o tema.
  • Mediar o debate e garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar seus argumentos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a preservação ambiental.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a importância das unidades de conservação.
  • Elaborar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate e fazer perguntas e comentários.