Aula sobre Biodiversidade E Preservacao Ambiental
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A biodiversidade é a variedade de vida na Terra, incluindo a diversidade genética, de espécies e de ecossistemas. A preservação ambiental é importante para proteger a biodiversidade e garantir a sobrevivência das espécies. As unidades de conservação, como os parques, reservas e florestas nacionais, são importantes para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
Intencionalidades pedagógicas:
1\. Desenvolver a habilidade de justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
2\. Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
3\. Promover a reflexão crítica sobre a preservação ambiental.
Etapa 1 - Divisão dos grupos
Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Explique as funções de cada grupo e distribua materiais para a pesquisa.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre a importância das unidades de conservação, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionadas. Disponibilize textos, livros ou revistas para a pesquisa.Etapa 3 - Elaboração dos argumentos
O grupo defensor deverá elaborar argumentos a favor da importância de proteger uma determinada área relacionada à realidade da comunidade local usando alguma das modalidades citadas de conservação, enquanto o grupo opositor deverá elaborar argumentos contra. A banca julgadora, que pode desempenhar o papel de órgão que irá escolher a quem dará concessão para utilizar a área, deverá elaborar questões para avaliar a argumentação dos grupos.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor deverão apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. O público poderá fazer perguntas e comentários.Etapa 5 - Deliberação
A banca julgadora deverá decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos e justificar sua decisão.Etapa 6 - Reflexão
Promova uma reflexão com os alunos sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.Etapa 7 - Registro
Os alunos deverão registrar em um caderno ou em folhas avulsas os principais pontos discutidos durante o debate.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a preservação ambiental.
Critérios de avaliação
- Coerência e pertinência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Qualidade das respostas às perguntas da banca julgadora.
- Participação ativa dos alunos durante o debate.
Ações do professor
- Orientar os alunos na divisão dos grupos e na pesquisa sobre o tema.
- Mediar o debate e garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar seus argumentos.
- Estimular a reflexão crítica sobre a preservação ambiental.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a importância das unidades de conservação.
- Elaborar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate e fazer perguntas e comentários.