Aula sobre Biodiversidade E Preservacao Ambiental

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A biodiversidade é um tema de extrema importância para a preservação do meio ambiente e para a manutenção da vida na Terra. Nesta aula, vamos trabalhar sobre a importância da preservação ambiental e das unidades de conservação, como parques, reservas e florestas nacionais, para a manutenção da biodiversidade e do patrimônio nacional. É importante que os estudantes compreendam a relevância de preservar a biodiversidade e como isso está ligado ao nosso cotidiano.

  1. Etapa 1 - Vídeo-aula

    Disponibilize um vídeo-aula para os alunos assistirem em casa. O vídeo abordará o tema de forma mais aprofundada, explicando sobre as unidades de conservação e a importância da preservação ambiental. O vídeo deve ter uma linguagem acessível e ser de no máximo 20 minutos.

    Sugestão: [https://app.aprendizap.com.br/aula/69Yq9YpH2IsoOOVSa0mdTk](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/69Yq9YpH2IsoOOVSa0mdTk&sa=D&source=editors&ust=1688495473215706&usg=AOvVaw0_E1KCe-nBy_VhyTmxvO_C)


  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a biodiversidade e a importância da preservação ambiental. Serão feitas perguntas para os alunos, como: O que é biodiversidade? Qual é a importância da biodiversidade para a vida na Terra? Os alunos serão incentivados a participar e a compartilhar suas ideias e conhecimentos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 6 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos e esclarecer dúvidas. Os alunos poderão utilizar lápis de cor e canetas coloridas para tornar o mapa mais atrativo.

    Exemplo de sub-ideias: Preservação x conservação, preservação e comunidades locais, relação entre preservação e biodiversidade, preservação e desenvolvimento econômico, etc.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo de alunos apresentará seu mapa conceitual para a turma. Incentive a interação entre os grupos, para que possam trocar ideias e aprender juntos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, promova uma discussão em grupo sobre a importância das unidades de conservação e da preservação ambiental. Serão levantadas questões como: Quais são as unidades de conservação existentes no Brasil? Qual é a importância de cada uma delas? Como a preservação ambiental pode beneficiar a população?

    Uma perspectiva interessante é transpor essas perguntas para o contexto local.


  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da preservação ambiental e das unidades de conservação para a manutenção da biodiversidade e do patrimônio nacional.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Aprimorar a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na roda de conversa.
  • Criação de um mapa conceitual claro e completo.
  • Apresentação do mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Compreensão da importância da preservação ambiental e das unidades de conservação.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação dos alunos na roda de conversa e na discussão em grupo.
  • Disponibilizar materiais de apoio para os alunos.
  • Avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos alunos.
  • Reforçar a importância da preservação ambiental e das unidades de conservação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa e discussão em grupo
  • Criar um mapa conceitual claro e completo.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Compreender a importância da preservação ambiental e das unidades de conservação.