Aula sobre Biografia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A biografia é um gênero textual que narra a história de vida de uma pessoa. Ela pode ser encontrada em livros, jornais, revistas, internet e outros meios de comunicação. Esse gênero permite conhecer a trajetória de pessoas que fizeram a diferença em suas áreas de atuação. Nessa aula, os estudantes vão criar um template de avaliação por pares. Com essa atividade, eles vão desenvolver a habilidade de ler e compreender biografias, além de trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do gênero biografia

    Inicie a aula apresentando o conceito de biografia e a sua importância. Em seguida, apresente exemplos de biografias de pessoas famosas para que os alunos possam entender a estrutura e os principais elementos desse gênero textual.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de quatro alunos. Cada grupo escolherá uma personalidade importante para criar uma biografia e apresentar para os demais colegas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo fará uma pesquisa sobre a personalidade escolhida. Eles poderão usar livros, jornais, revistas e internet para encontrar informações relevantes sobre a vida da pessoa escolhida.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Explique aos alunos que deverão criar um template de avaliação por pares contendo os seguintes critérios de avaliação: “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Cada grupo criará um template para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação das biografias

    Cada grupo apresentará a biografia criada para os demais colegas, que farão a avaliação utilizando o template criado na etapa anterior. Faça comentários sobre cada apresentação destacando pontos positivos e sugestões de melhorias.

  6. Etapa 6 - Feedback dos alunos

    Os alunos darão um feedback sobre a atividade, destacando o que aprenderam e como poderiam melhorar futuras apresentações.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula destacando a importância do trabalho em equipe, da pesquisa e da comunicação na criação de uma biografia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de ler e compreender biografias;
  • Trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de comunicação e argumentação;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes;
  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de avaliar o trabalho de outros grupos;
  • Estimular a criatividade na criação de uma biografia.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de biografia e sua importância;
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na escolha da personalidade a ser estudada;
  • Explicar como criar um template de avaliação por pares;
  • Fazer comentários sobre cada apresentação;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma biografia.

Ações do aluno

  • Pesquisar informações relevantes sobre a personalidade escolhida;
  • Criar uma biografia e apresentá-la para a turma;
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template criado;
  • Dar feedback sobre a atividade e como poderiam melhorar futuras apresentações;
  • Trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.