Aula sobre Biografia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A biografia é um gênero textual que tem como objetivo contar a história da vida de uma pessoa. É uma forma de conhecer a trajetória de alguém que teve destaque em política, arte, ciência, entre outras áreas. As biografias também são importantes para entender a cultura de um determinado período. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares criando um mapa conceitual. Para isso, você pode apresentar exemplos de biografias de personalidades que os alunos possam se identificar, como artistas, atletas e influenciadores digitais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique aos alunos o que é uma biografia. Pode ser interessante utilizar exemplos de biografias de pessoas que os alunos conheçam e admirem.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Os alunos devem ser organizados em grupos de 4 ou 5 pessoas para criar um mapa conceitual. Você pode escolher os grupos ou deixar que os alunos se organizem.

  3. Etapa 3 - Definição da ideia central

    Cada grupo deve escolher uma personalidade para trabalhar e definir a ideia central do mapa conceitual. Essa ideia deve ser escrita no centro de uma folha de papel em branco.

  4. Etapa 4 - Criação das sub-ideias

    Os alunos devem criar 8 sub-ideias relacionadas à personalidade escolhida. Essas sub-ideias devem ser escritas ao redor da ideia central.

  5. Etapa 5 - Aprofundamento das sub-ideias

    Os alunos devem aprofundar cada uma das sub-ideias criadas no passo anterior. Isso pode ser feito com pesquisas, leituras e discussões em grupo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar as escolhas feitas.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Promova uma discussão final sobre o tema incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados sobre as biografias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos.
  • Trabalhar a colaboração e a comunicação entre os alunos através da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Participação e colaboração dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Habilidade de comunicação e argumentação dos alunos durante a apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Explicar com clareza as etapas da atividade.
  • Orientar os alunos durante o processo de criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação de todos os alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o mapa conceitual.
  • Pesquisar e aprofundar o conhecimento sobre a personalidade escolhida.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva para a turma.