Aula sobre Biografia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A biografia é um gênero textual que apresenta a história de vida de uma pessoa, podendo ser escrita por ela mesma (autobiografia) ou por outro autor. Nesta aula, os alunos trabalharão com a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia visando compreender melhor a personagem da biografia que será estudada. Para isso, os alunos deverão identificar pensamentos, sentimentos, falas, ações e percepções visuais e auditivas da personagem, bem como suas dores e ganhos. Dessa forma, eles serão capazes de compreender melhor a história de vida da personagem e, ao mesmo tempo, desenvolver a habilidade de leitura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema, explicando sua definição e importância. Em seguida, apresente exemplos de biografias de pessoas importantes, como artistas, cientistas, líderes políticos, entre outros.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Distribua uma biografia de uma personagem para cada aluno e peça que leiam. Em seguida, eles irão criar um mapa de empatia para a personagem em questão, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Compartilhamento

    Os alunos irão compartilhar seus mapas de empatia em grupos e discutir as semelhanças e diferenças entre as percepções de cada um.

  4. Etapa 4 - Síntese

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre a história de vida da personagem da biografia, utilizando os mapas de empatia como base. Os alunos irão discutir as principais características da personagem, sua trajetória e seus desafios.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos por meio da participação nas discussões em grupo, na criação do mapa de empatia e no compartilhamento dos mapas de empatia.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da biografia como gênero textual e da metodologia ativa Design Thinking para a compreensão de personagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a percepção dos alunos;
  • Promover a empatia e a compreensão de personagens.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo;
  • Compartilhamento dos mapas de empatia;
  • Criação do mapa de empatia para a personagem escolhida.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos de biografias;
  • Conduzir a discussão sobre a história de vida da personagem da biografia;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler a biografia da personagem;
  • Criar o mapa de empatia para a personagem;
  • Compartilhar o mapa de empatia em grupo.