Aula sobre Biografia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A biografia é um gênero textual que conta a história de vida de uma pessoa. É um tipo de narrativa cujo objetivo é transmitir informações relevantes sobre a vida de alguém. Esse gênero é muito comum em livros de História, mas também pode ser encontrado em revistas, jornais e na internet. Neste material, os alunos vão aprender a criar um jogo que conte a biografia de uma personalidade escolhida por eles. A proposta é que, ao final da aula, os alunos tenham desenvolvido habilidades de leitura, escrita, pesquisa e criatividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que é uma biografia e a sua importância como fonte de informação histórica. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher uma personalidade que admiram para criar seu jogo.

  2. Etapa 2 - Definição do jogo

    Cada grupo deverá preencher o mapa de registro do jogo, descrevendo o nome do jogo, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que acreditam que seu jogo será um sucesso.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre a personalidade escolhida

    Os alunos deverão pesquisar sobre a personalidade escolhida, coletando informações relevantes para a construção do jogo. É importante que você oriente os alunos na escolha de fontes confiáveis de informação.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base nas informações coletadas, cada grupo deverá criar seu jogo utilizando ferramentas digitais disponíveis ou papel, caneta etc. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a criação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como chegaram às escolhas feitas e como o jogo funciona. Os demais alunos poderão experimentar os jogos e dar feedbacks.

  6. Etapa 6 - Reflexão e avaliação

    Promova uma reflexão sobre o processo de criação e apresentação dos jogos, incentivando os alunos a compartilharem suas impressões e sugestões. Solicite aos alunos que avaliem os jogos criados pelos colegas, ressaltando pontos positivos e sugestões de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de fontes confiáveis.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre as informações apresentadas no jogo e a personalidade escolhida;
  • Originalidade e criatividade na criação do jogo;
  • Clareza na apresentação do jogo;
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o tema e orientar os alunos na escolha de uma personalidade para a criação do jogo;
  • Oferecer feedbacks e orientações durante todo o processo de criação do jogo;
  • Estimular a participação e colaboração em grupo;
  • Estimular a criatividade e a originalidade na criação dos jogos;
  • Incentivar a reflexão e a avaliação dos jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher uma personalidade para a criação do jogo;
  • Desenvolver o mapa de registro do jogo;
  • Realizar pesquisas sobre a personalidade escolhida;
  • Criar o jogo;
  • Apresentar o jogo para a turma e avaliar os jogos criados pelos colegas.