Aula sobre Biografia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A biografia é um gênero textual que apresenta a vida de uma pessoa, desde seu nascimento até sua morte ou até um momento específico de sua trajetória. Esse gênero é muito importante para conhecermos a história de pessoas que fizeram a diferença em diferentes áreas, como arte, política, ciência, esporte, entre outras. Neste material, vamos trabalhar com biografias de personalidades importantes, utilizando a metodologia ativa de rotação por estações. Os alunos serão divididos em três grupos e terão a oportunidade de conhecer a vida de diferentes personalidades, desenvolvendo a habilidade de leitura e compreensão de textos biográficos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que é uma biografia e qual é a importância desse gênero textual para a compreensão da história de uma pessoa. Em seguida, divida a turma em três grupos para participarem das três estações, que acontecem ao mesmo tempo.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1:

    Os alunos irão ler e analisar a biografia de Monteiro Lobato, respondendo a questões relacionadas à sua vida e obra. Eles também deverão destacar as informações mais relevantes da biografia.

    Estação 2:

    Os alunos irão ler e analisar a biografia de Clarice Lispector, respondendo a questões relacionadas à sua vida e obra. Eles também deverão destacar as informações mais relevantes da biografia.

    Estação 3:

    Os alunos irão ler e analisar a biografia de Nelson Mandela, respondendo a questões relacionadas à sua vida e obra. Eles também deverão destacar as informações mais relevantes da biografia.


  3. Etapa 3 - Roda de conversa

    Após a realização das atividades nas estações, os alunos se reunirão em uma roda de conversa para compartilhar as informações que coletaram e discutir sobre as vidas das personalidades estudadas.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da leitura e da compreensão de textos biográficos, destacando que essa habilidade é essencial para a formação de um leitor crítico e reflexivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de textos biográficos;
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história de pessoas importantes;
  • Fomentar a discussão e o debate sobre as vidas das personalidades estudadas.

Critérios de avaliação

  • Identificação das informações mais relevantes das biografias estudadas;
  • Participação e colaboração nas atividades nas estações;
  • Contribuição na roda de conversa.

Ações do professor

  • Apresentar claramente o tema e os objetivos da aula;
  • Orientar e acompanhar as atividades nas estações;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a leitura e análise das biografias nas estações;
  • Participar ativamente nas atividades nas estações;
  • Contribuir na roda de conversa.