Aula sobre Biografia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A biografia é um gênero textual que apresenta a vida de uma pessoa, desde seu nascimento até sua morte ou até um momento específico de sua trajetória. Esse gênero é muito importante para conhecermos a história de pessoas que fizeram a diferença em diferentes áreas, como arte, política, ciência, esporte, entre outras. Neste material, vamos trabalhar com biografias de personalidades importantes, utilizando a metodologia ativa de rotação por estações. Os alunos serão divididos em três grupos e terão a oportunidade de conhecer a vida de diferentes personalidades, desenvolvendo a habilidade de leitura e compreensão de textos biográficos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, explicando o que é uma biografia e qual é a importância desse gênero textual para a compreensão da história de uma pessoa. Em seguida, divida a turma em três grupos para participarem das três estações, que acontecem ao mesmo tempo.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1:Os alunos irão ler e analisar a biografia de Monteiro Lobato, respondendo a questões relacionadas à sua vida e obra. Eles também deverão destacar as informações mais relevantes da biografia.
Estação 2:
Os alunos irão ler e analisar a biografia de Clarice Lispector, respondendo a questões relacionadas à sua vida e obra. Eles também deverão destacar as informações mais relevantes da biografia.
Estação 3:
Os alunos irão ler e analisar a biografia de Nelson Mandela, respondendo a questões relacionadas à sua vida e obra. Eles também deverão destacar as informações mais relevantes da biografia.
Etapa 3 - Roda de conversa
Após a realização das atividades nas estações, os alunos se reunirão em uma roda de conversa para compartilhar as informações que coletaram e discutir sobre as vidas das personalidades estudadas.Etapa 4 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da leitura e da compreensão de textos biográficos, destacando que essa habilidade é essencial para a formação de um leitor crítico e reflexivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de textos biográficos;
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história de pessoas importantes;
- Fomentar a discussão e o debate sobre as vidas das personalidades estudadas.
Critérios de avaliação
- Identificação das informações mais relevantes das biografias estudadas;
- Participação e colaboração nas atividades nas estações;
- Contribuição na roda de conversa.
Ações do professor
- Apresentar claramente o tema e os objetivos da aula;
- Orientar e acompanhar as atividades nas estações;
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a leitura e análise das biografias nas estações;
- Participar ativamente nas atividades nas estações;
- Contribuir na roda de conversa.