Aula sobre Biografia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A biografia é um gênero textual que conta a história de vida de uma pessoa, desde o seu nascimento até a sua morte. É uma forma de conhecermos a trajetória de alguém e suas experiências. As biografias podem ser encontradas em livros, filmes, séries, documentários, entre outros. Neste material, os alunos irão aprender sobre o gênero biográfico em dias diferentes e criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Em uma aula, explique a importância de conhecermos a história de vida de outras pessoas. Em seguida, apresente exemplos de biografias em diferentes formatos, como livros, filmes e documentários. Os alunos também poderão compartilhar exemplos que já conhecem.

  2. Etapa 2 - Leitura de uma biografia

    Selecione uma biografia curta para os alunos lerem em sala de aula. Pode ser um trecho de uma biografia de um escritor, político, artista ou atleta, por exemplo. Após a leitura, os alunos irão compartilhar o que aprenderam sobre a história de vida da pessoa em questão.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Em casa, os alunos irão pesquisar sobre a vida de uma pessoa que eles admirem e criar um resumo da sua biografia. Você poderá disponibilizar materiais de pesquisa (livros, sites, vídeos, etc.) para que os alunos possam se aprofundar na história de vida da pessoa escolhida. Os resumos serão compartilhados com a turma na próxima aula.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Após a apresentação dos seus resumos em sala de aula, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?". Cada aluno deverá avaliar a atividade preenchendo o template.

  5. Etapa 5 - Discussão e conclusão

    Proponha uma discussão sobre as biografias apresentadas pelos alunos e como cada história de vida pode nos ensinar algo. Em seguida, peça que os alunos compartilhem as suas impressões sobre a atividade e como a Dinâmica dos 3 Qs pode ser útil em outras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura de forma autônoma e compreensão de diferentes gêneros textuais;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica das atividades realizadas em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão sobre o tema;
  • Qualidade do resumo da biografia pesquisada;
  • Qualidade do template da Dinâmica dos 3 Qs preenchido pelo aluno.

Ações do professor

  • Apresentar a biografia e seus objetivos;
  • Selecionar exemplos de biografias em diferentes formatos;
  • Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos se aprofundarem na história de vida da pessoa escolhida;
  • Liderar a discussão sobre as biografias apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Ler a biografia selecionada pelo professor;
  • Pesquisar sobre a vida de uma pessoa que admira;
  • Criar um resumo da biografia em casa;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a atividade;
  • Participar da discussão sobre as biografias apresentadas pelos colegas.