Aula sobre Bioma Amazonia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Amazônia é um bioma brasileiro com uma das maiores biodiversidades do mundo. É uma região que abriga inúmeras espécies de animais e plantas, além de ser fundamental para a manutenção do clima do planeta. Os alunos irão aprender a importância da preservação da Amazônia e como suas características influenciam a flora e fauna da região.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando o bioma Amazônia e suas principais características. Utilize imagens e vídeos para ilustrar a diversidade da fauna e flora. Discuta com os alunos a importância da preservação da região.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça que criem um esboço do template de design sprint, com as etapas necessárias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo deve apresentar seu esboço para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupo, os alunos devem decidir qual template de design sprint será utilizado para o desenvolvimento do tema.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o template definido, os alunos devem pesquisar e coletar informações sobre o bioma Amazônia e suas características, como clima, relevo, fauna e flora. Com essas informações, devem criar um protótipo de apresentação, utilizando recursos visuais e textos explicativos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma, discutindo e debatendo sobre as informações apresentadas. Você deve fomentar a participação da turma, incentivando perguntas e opiniões sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterização dos principais ecossistemas brasileiros pelos alunos.
  • Estimular a criatividade e a inovação na criação do template de design sprint pelos alunos.
  • Fomentar a participação ativa dos alunos nas discussões e debates sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e debates sobre o tema.
  • Coerência e clareza na apresentação do protótipo.
  • Criatividade e inovação na criação do template de design sprint.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e suas principais características.
  • Dividir a turma em grupos e estimular a participação dos alunos.
  • Fomentar a discussão e o debate sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar um esboço do template de design sprint.
  • Pesquisar e coletar informações sobre o bioma Amazônia.
  • Criar um protótipo de apresentação utilizando recursos visuais e textos explicativos.