Aula sobre Bioma Amazonia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O bioma Amazônia é um dos mais importantes do planeta, com uma rica biodiversidade e uma grande importância para o equilíbrio climático. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as características do bioma e sua relação com a flora e fauna específicas, além de desenvolverem habilidades de empatia e criatividade por meio da metodologia ativa Design Thinking. Para contextualizar, você pode utilizar exemplos de animais e plantas que são encontrados apenas na Amazônia, como a onça-pintada, o boto-cor-de-rosa, a vitória-régia, entre outros. Além disso, é possível abordar a importância da preservação do bioma e os impactos que a ação humana pode causar na região.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e criação do mapa de empatia

    Iniciar a aula apresentando o tema e explicando aos alunos o que é o bioma Amazônia. Em seguida, explicar o que é o mapa de empatia e como ele será utilizado na aula. Os alunos devem criar seus próprios mapas de empatia, preenchendo os campos com informações sobre o bioma.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e coleta de informações

    Os alunos devem realizar uma pesquisa para coletar informações sobre o bioma Amazônia, sua fauna, flora, clima, entre outros aspectos. Disponibilizar materiais como livros, revistas, sites e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Análise das informações e definição do problema

    Com base nas informações coletadas, os alunos devem analisar e identificar as principais características do bioma Amazônia e definir um problema relacionado ao tema.

  4. Etapa 4 - Ideação

    Os alunos devem utilizar a criatividade para gerar ideias e soluções para o problema definido na etapa anterior. Você pode utilizar técnicas como brainstorming para estimular a criatividade dos alunos.

  5. Etapa 5 - Prototipação

    Os alunos devem criar um protótipo da solução escolhida na etapa anterior. Disponibilizar materiais como papel, lápis de cor, tesoura, entre outros, para auxiliar na criação do protótipo.

  6. Etapa 6 - Teste e validação

    Os alunos devem testar o protótipo criado na etapa anterior e avaliar se ele é uma solução viável para o problema definido na etapa 3.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos resultados

    Os alunos devem apresentar os resultados de todo o processo, desde a pesquisa até a criação do protótipo, para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
  • Desenvolver a habilidade de empatia e compreensão do ponto de vista do outro.
  • Promover a conscientização sobre a importância da preservação do bioma Amazônia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações coletadas na pesquisa.
  • Criatividade na geração de ideias e soluções.
  • Qualidade do protótipo criado.
  • Capacidade de apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Disponibilizar materiais para a pesquisa e criação do protótipo.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Acompanhar e orientar os alunos em todas as etapas do processo.
  • Avaliar os resultados e a participação dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Realizar a pesquisa e coletar informações sobre o bioma Amazônia.
  • Analisar as informações e definir um problema relacionado ao tema.
  • Gerar ideias e soluções criativas para o problema definido.
  • Criar um protótipo da solução escolhida e testá-lo.