Aula sobre Bioma Amazonia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O bioma Amazônia é um dos mais importantes e ricos biomas do mundo, abrangendo nove países e sendo a maior floresta tropical do planeta. Vamos explorar as características e particularidades desse bioma, incluindo sua fauna e flora, além das ameaças que ele enfrenta. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro para um jogo sobre o bioma Amazônia. Dessa forma, os alunos poderão aprender de forma lúdica e interativa sobre essa importante região brasileira.

  1. Etapa 1 - Introdução e sensibilização

    Apresentar o tema da aula e sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do bioma Amazônia. Será utilizado um vídeo curto sobre a beleza e importância da floresta Amazônica.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão um tempo para discutir sobre o que eles já sabem sobre o bioma Amazônia. Você poderá circular pela sala para auxiliar e estimular a discussão.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar o que discutiu e o que já sabe sobre o bioma. Você poderá fazer intervenções para complementar as informações e corrigir possíveis equívocos.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar o mapa de registro para o jogo sobre o bioma Amazônia. O mapa deve conter os campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?” Orientar sobre a criação do mapa e dar exemplos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa e justificar suas escolhas. Você irá avaliar a criatividade e coerência dos mapas.

  6. Etapa 6 - Conclusão e reflexão

    Conduzir uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula e a importância da preservação do bioma Amazônia. Os alunos serão incentivados a compartilhar o que aprenderam com suas famílias e amigos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do bioma Amazônia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Criatividade e coerência na criação do mapa de registro;
  • Apresentação clara e objetiva do mapa.

Ações do professor

  • Apresentar e sensibilizar os alunos sobre o tema da aula;
  • Orientar e estimular as discussões em grupo;
  • Avaliar e dar feedbacks sobre os mapas criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar o mapa de registro para o jogo sobre o bioma Amazônia;
  • Apresentar o mapa criado e justificar suas escolhas.