Aula sobre Bioma Amazonia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Bioma Amazônia é um dos mais ricos biomas do mundo, com uma diversidade de flora e fauna que impressiona. A floresta amazônica é um importante regulador do clima e da biodiversidade mundial, além de ser fundamental para a manutenção dos rios e da água. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas."

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema Bioma Amazônia e seus principais aspectos, como a biodiversidade, a importância para o clima e a manutenção dos rios e da água.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação dos grupos

    Cada grupo deve pesquisar sobre o Bioma Amazônia e preparar seus argumentos para a defesa ou a oposição ao tema.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora terá 10 minutos para fazer perguntas e avaliar as argumentações. Por fim, os grupos defensor e opositor terão mais 5 minutos para apresentar suas considerações finais.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos de quatro pessoas para discutir o debate e aprofundar o conhecimento sobre o Bioma Amazônia.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Faça uma avaliação geral do desempenho dos alunos e do processo de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Dê um feedback aos alunos e discuta com eles as possibilidades de aprofundamento do tema em atividades futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de discutir ideias com respeito e tolerância.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de trabalhar em grupo.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Capacidade de ouvir e considerar diferentes pontos de vista.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na organização dos grupos.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e a discussão em grupo.
  • Fazer uma avaliação geral do processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar seus argumentos.
  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
  • Trabalhar em grupo com respeito e tolerância.
  • Ouvir e considerar diferentes pontos de vista.
  • Contribuir para o aprofundamento do tema em atividades futuras.