Aula sobre Bioma Amazonia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Bioma Amazônia é um dos mais ricos biomas do mundo, com uma diversidade de flora e fauna que impressiona. A floresta amazônica é um importante regulador do clima e da biodiversidade mundial, além de ser fundamental para a manutenção dos rios e da água. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas."
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresentar o tema Bioma Amazônia e seus principais aspectos, como a biodiversidade, a importância para o clima e a manutenção dos rios e da água.Etapa 2 - Organização dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Pesquisa e preparação dos grupos
Cada grupo deve pesquisar sobre o Bioma Amazônia e preparar seus argumentos para a defesa ou a oposição ao tema.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora terá 10 minutos para fazer perguntas e avaliar as argumentações. Por fim, os grupos defensor e opositor terão mais 5 minutos para apresentar suas considerações finais.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos de quatro pessoas para discutir o debate e aprofundar o conhecimento sobre o Bioma Amazônia.Etapa 6 - Avaliação
Faça uma avaliação geral do desempenho dos alunos e do processo de aprendizagem.Etapa 7 - Feedback
Dê um feedback aos alunos e discuta com eles as possibilidades de aprofundamento do tema em atividades futuras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros.
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de discutir ideias com respeito e tolerância.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Capacidade de trabalhar em grupo.
- Participação nas discussões em grupo.
- Capacidade de ouvir e considerar diferentes pontos de vista.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na organização dos grupos.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Mediar o debate e a discussão em grupo.
- Fazer uma avaliação geral do processo de aprendizagem.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar seus argumentos.
- Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
- Trabalhar em grupo com respeito e tolerância.
- Ouvir e considerar diferentes pontos de vista.
- Contribuir para o aprofundamento do tema em atividades futuras.