Aula sobre Bioma Amazonia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Amazônia é um bioma rico e diverso, abrigando uma das maiores biodiversidades do mundo. É um ecossistema fundamental para a manutenção do clima global e para a preservação da vida no planeta. Os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a Amazônia e suas características, além de desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para explorar o tema.
Etapa 1 - Introdução
Iniciará a aula fazendo uma breve introdução sobre a Amazônia, apresentando alguns dados e informações relevantes sobre o bioma. Em seguida, apresentar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explicar como ela será utilizada na aula. Organize a turma em grupos de três e oriente sobre os materiais disponíveis para pesquisa, como livros, artigos, vídeos e imagens. A seleção dos materiais deverá ser feita por você e disponibilizada aos alunos previamente.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá escolher um sub-tema dentro do assunto "Bioma Amazônia" e realizar pesquisas sobre ele. Forneça orientações e dicas para a pesquisa.Etapa 3 - Criação do Mapa Conceitual
Após a pesquisa, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o sub-tema escolhido, com uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade. Orientar os alunos na criação do mapa, mostrando exemplos e dando dicas.Etapa 4 - Apresentação dos Mapas Conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os outros grupos deverão fazer perguntas e comentários sobre o mapa apresentado.Etapa 5 - Debates
Após as apresentações, promover um debate com os alunos sobre os temas apresentados, explorando as relações entre eles e as características do bioma Amazônia.Etapa 6 - Fechamento
Faça o fechamento da atividade, reforçando as principais ideias e conceitos apresentados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de criação de mapas conceituais para organizar e sintetizar informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado.
- Clareza e objetividade na apresentação oral.
- Participação construtiva nos debates.
- Demonstração de compreensão dos conceitos e informações apresentados.
Ações do professor
- Orientar e estimular a pesquisa dos alunos.
- Fornecer exemplos e dicas para a criação do mapa conceitual.
- Promover debates e discussões em grupo.
- Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e reforçar conceitos.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa de forma responsável e eficiente.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
- Criar um mapa conceitual claro e bem organizado.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente dos debates e discussões.