Aula sobre Bioma Amazonia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Amazônia é um bioma rico e diverso, abrigando uma das maiores biodiversidades do mundo. É um ecossistema fundamental para a manutenção do clima global e para a preservação da vida no planeta. Os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a Amazônia e suas características, além de desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para explorar o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciará a aula fazendo uma breve introdução sobre a Amazônia, apresentando alguns dados e informações relevantes sobre o bioma. Em seguida, apresentar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explicar como ela será utilizada na aula. Organize a turma em grupos de três e oriente sobre os materiais disponíveis para pesquisa, como livros, artigos, vídeos e imagens. A seleção dos materiais deverá ser feita por você e disponibilizada aos alunos previamente.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá escolher um sub-tema dentro do assunto "Bioma Amazônia" e realizar pesquisas sobre ele. Forneça orientações e dicas para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa Conceitual

    Após a pesquisa, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o sub-tema escolhido, com uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade. Orientar os alunos na criação do mapa, mostrando exemplos e dando dicas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas Conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os outros grupos deverão fazer perguntas e comentários sobre o mapa apresentado.

  5. Etapa 5 - Debates

    Após as apresentações, promover um debate com os alunos sobre os temas apresentados, explorando as relações entre eles e as características do bioma Amazônia.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça o fechamento da atividade, reforçando as principais ideias e conceitos apresentados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de criação de mapas conceituais para organizar e sintetizar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.
  • Participação construtiva nos debates.
  • Demonstração de compreensão dos conceitos e informações apresentados.

Ações do professor

  • Orientar e estimular a pesquisa dos alunos.
  • Fornecer exemplos e dicas para a criação do mapa conceitual.
  • Promover debates e discussões em grupo.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e reforçar conceitos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e eficiente.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
  • Criar um mapa conceitual claro e bem organizado.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente dos debates e discussões.