Bioma Caatinga

Nesta aula de Ciências, vamos conhecer o bioma Caatinga. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Bom aprendizado! 😄


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Como se caracteriza a vegetação da Caatinga?

    A) Floresta densa e fechada.

    B) Árvores baixas com troncos tortuosos e espinhos.

    C) Presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Cultura Maker:

    O Bioma Caatinga é um dos seis biomas brasileiros e é encontrado predominantemente na região Nordeste do país. É um bioma rico em biodiversidade, com uma grande variedade de espécies de plantas e animais adaptados às condições climáticas áridas. É importante que os alunos compreendam a importância do Bioma Caatinga para a preservação da flora e fauna brasileiras, além de entenderem como as características do bioma afetam a vida das pessoas que vivem na região. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia Cultura Maker para criar um diário de bordo, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e trabalho em grupo.

    Cultura Maker

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  4. 4. Gamificação:

    A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, presente na maioria do Nordeste do país. É um bioma de clima semiárido e muitas vezes é associado à imagem de seca e aridez. No entanto, a caatinga é um bioma extremamente rico em biodiversidade e possui uma grande variedade de espécies animais e vegetais adaptadas às suas condições climáticas específicas. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo em formato de mapa de registro, utilizando a metodologia ativa de gamificação, para explorar e aprofundar seus conhecimentos sobre a caatinga e suas características.

    Gamificação

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  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, que ocupa cerca de 11% do território nacional, predominando na região Nordeste. É um bioma bastante singular por sua vegetação, que se adapta às condições climáticas extremas, com longas estiagens e altas temperaturas. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir as características da Caatinga e sua relação com a flora e fauna específicas. Através do MDC, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação, pensamento crítico e colaboração, além de ampliar seus conhecimentos sobre o bioma Caatinga.

    Modelo de Debate Crítico (MDC)

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  6. 6. Rotação por estações:

    A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, ocupando cerca de 11% do território nacional, e está presente em todos os estados do Nordeste e parte do norte de Minas Gerais. É um bioma muito diverso e rico em biodiversidade, com espécies animais e vegetais únicas. A Caatinga é um bioma importante para a economia, cultura e história do Nordeste, sendo fundamental que os alunos compreendam sua importância e aprendam a valorizá-lo. Nesta aula, os alunos irão trabalhar o tema "Bioma Caatinga" por meio da metodologia ativa Rotação por estações.

    Rotação por estações

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  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A Caatinga é um dos biomas brasileiros mais importantes e também um dos mais desconhecidos. Ele é encontrado na maioria do nordeste brasileiro e é caracterizado por uma vegetação adaptada a um clima semiárido. Os estudantes poderão aprender sobre a importância da preservação deste bioma e como ele está diretamente relacionado à vida de muitas pessoas que vivem na região nordeste. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre a Caatinga, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

    Sala de Aula Invertida

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  8. 8. Design Sprint:

    A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, presente em 9 estados do Nordeste e abriga uma grande diversidade de fauna e flora. É um dos biomas mais ameaçados do país, devido à ação humana e à falta de chuvas, o que torna ainda mais importante o seu estudo e preservação. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as características da Caatinga, sua fauna e flora, e como as adaptações desses seres vivos permitem a sobrevivência em um ambiente tão seco e quente. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que permitirá aos alunos desenvolverem um modelo com 5 etapas para compreender, esboçar, decidir, prototipar e testar o tema e seus subtópicos.

    Design Sprint

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