Aula sobre Bioma Caatinga

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Bioma Caatinga é um dos seis biomas brasileiros e é encontrado predominantemente na região Nordeste do país. É um bioma rico em biodiversidade, com uma grande variedade de espécies de plantas e animais adaptados às condições climáticas áridas. É importante que os alunos compreendam a importância do Bioma Caatinga para a preservação da flora e fauna brasileiras, além de entenderem como as características do bioma afetam a vida das pessoas que vivem na região. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia Cultura Maker para criar um diário de bordo, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e trabalho em grupo.

Cultura Maker


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução o tema do Bioma Caatinga, apresentando imagens e características do bioma. Em seguida, irá explicar a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e brainstorming

    Divida a turma em grupos ajude-os a realizar um brainstorming sobre problemas enfrentados no Bioma Caatinga. Cada grupo irá escolher um problema para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para solucionar o problema escolhido. Os alunos deverão pensar em soluções criativas e inovadoras.

  4. Etapa 4 - Seleção da solução

    Os alunos irão escolher a melhor solução para o problema selecionado pelo grupo.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Os alunos deverão utilizar materiais disponíveis em sala de aula para criar um diário de bordo criativo e bem elaborado.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Os alunos deverão explicar o problema selecionado, as alternativas geradas e a solução escolhida.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, o professor irá conduzir uma discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos alunos e sobre a importância da preservação do Bioma Caatinga.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo
  • Compreender a importância do Bioma Caatinga para a preservação da flora e fauna brasileiras
  • Estimular a criatividade e inovação dos alunos
  • Compreender como as características do bioma afetam a vida das pessoas que vivem na região

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo
  • Criatividade e inovação na geração de alternativas para solucionar o problema escolhido
  • Clareza na apresentação do diário de bordo
  • Coerência entre o problema selecionado, as alternativas geradas e a solução escolhida
  • Compreensão da importância do Bioma Caatinga para a preservação da flora e fauna brasileiras

Ações do professor

  • Introduzir o tema do Bioma Caatinga e a metodologia Cultura Maker
  • Conduzir o brainstorming e a seleção do problema a ser trabalhado pelos grupos
  • Orientar os alunos na geração de alternativas e seleção da solução
  • Auxiliar os alunos na criação do diário de bordo
  • Conduzir a discussão em grupo após as apresentações

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo
  • Gerar alternativas criativas e inovadoras para solucionar o problema selecionado pelo grupo
  • Criar um diário de bordo criativo e bem elaborado
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e coerente
  • Participar da discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos colegas e a importância do Bioma Caatinga.