Aula sobre Bioma Caatinga

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, presente na maioria do Nordeste do país. É um bioma de clima semiárido e muitas vezes é associado à imagem de seca e aridez. No entanto, a caatinga é um bioma extremamente rico em biodiversidade e possui uma grande variedade de espécies animais e vegetais adaptadas às suas condições climáticas específicas. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo em formato de mapa de registro, utilizando a metodologia ativa de gamificação, para explorar e aprofundar seus conhecimentos sobre a caatinga e suas características.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula explicando o que é a caatinga, onde ela é encontrada e suas características principais. Em seguida, apresente a metodologia de gamificação e explique como os alunos irão utilizar essa metodologia para criar um jogo sobre a caatinga.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e incentive-os a discutir sobre o tema e o que eles já conhecem sobre a caatinga. Cada grupo deverá apresentar suas ideias e conceitos para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos, em grupos, irão criar um mapa de registro para o jogo que irão desenvolver. O mapa de registro deve conter os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Cada grupo apresentará seu mapa de registro para a turma e receberá feedback dos colegas e do professor.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os grupos irão desenvolver o jogo utilizando o mapa de registro criado anteriormente. O jogo deve ter como base a caatinga e suas características. Cada grupo deve criar um jogo diferente e apresentar para a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Os alunos deverão jogar os jogos criados pelos colegas e dar feedback sobre a jogabilidade e a temática.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, destacando os principais aprendizados e desafios encontrados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa de gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo desenvolvido.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa de registro.
  • Capacidade de trabalhar em equipe e colaboração entre os alunos.
  • Jogabilidade e engajamento do jogo criado.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia de gamificação e seus objetivos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro e no desenvolvimento do jogo.
  • Dar feedback e estimular a reflexão sobre os jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Criar um mapa de registro completo e claro.
  • Desenvolver um jogo criativo e engajador sobre a caatinga.