Aula sobre Bioma Caatinga

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, que ocupa cerca de 11% do território nacional, predominando na região Nordeste. É um bioma bastante singular por sua vegetação, que se adapta às condições climáticas extremas, com longas estiagens e altas temperaturas. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir as características da Caatinga e sua relação com a flora e fauna específicas. Através do MDC, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação, pensamento crítico e colaboração, além de ampliar seus conhecimentos sobre o bioma Caatinga.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando sobre a importância da Caatinga para a biodiversidade brasileira. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 integrantes para a realização do Modelo de Debate Crítico.

  2. Etapa 2 - Definição dos papéis

    Cada grupo escolherá um moderador, um secretário e um relator. O moderador será responsável por garantir que o debate ocorra de forma organizada e respeitosa, o secretário ficará encarregado de registrar as principais ideias discutidas e o relator apresentará as conclusões do grupo ao final do debate.

  3. Etapa 3 - Discussão sobre as características da Caatinga

    Cada grupo receberá um conjunto de informações sobre as características da Caatinga, como clima, solo, flora e fauna. A partir dessas informações, os alunos deverão discutir em grupo as principais características do bioma, correlacionando-as com a flora e fauna específicas.

  4. Etapa 4 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica

    Os grupos deverão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar a qualidade do debate. Os critérios poderão incluir: argumentação coerente, respeito às opiniões dos colegas, participação ativa, entre outros.

  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Os grupos terão um tempo determinado para apresentar suas conclusões sobre as características da Caatinga e sua relação com a flora e fauna específicas. Em seguida, será iniciado o debate crítico entre os grupos, visando debater ideias, questionar e discutir as opiniões dos colegas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Ao final do debate, cada grupo avaliará o desempenho dos colegas, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado anteriormente. Utilize essas avaliações para aprimorar a metodologia em aulas futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico;
  • Estimular a colaboração entre os alunos;
  • Ampliar o conhecimento sobre o bioma Caatinga;
  • Desenvolver habilidades de avaliação e autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Argumentação coerente e embasada em evidências;
  • Respeito às opiniões dos colegas;
  • Participação ativa no debate;
  • Cooperação e colaboração com os colegas;
  • Utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sobre a importância da Caatinga;
  • Orientar os alunos na definição dos papéis;
  • Fornecer as informações necessárias para a discussão em grupo;
  • Monitorar o debate e garantir que ocorra de forma organizada e respeitosa;
  • Utilizar as avaliações dos alunos para aprimorar a metodologia em aulas futuras.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo;
  • Respeitar as opiniões dos colegas;
  • Cooperar e colaborar com os colegas;
  • Utilizar adequadamente o modelo de avaliação por rubrica;
  • Avaliar de forma justa e coerente o desempenho dos colegas.