Aula sobre Bioma Caatinga

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Caatinga é um dos biomas brasileiros mais importantes e também um dos mais desconhecidos. Ele é encontrado na maioria do nordeste brasileiro e é caracterizado por uma vegetação adaptada a um clima semiárido. Os estudantes poderão aprender sobre a importância da preservação deste bioma e como ele está diretamente relacionado à vida de muitas pessoas que vivem na região nordeste. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre a Caatinga, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie para a turma um vídeo ou textos, explicando o que é a Caatinga e suas características gerais. Os alunos deverão assistir ou ler o material e buscar informações adicionais sobre o bioma.

  2. Etapa 2 - Aula presencia

    Inicie a aula com uma breve revisão sobre as características gerais da Caatinga. Em seguida, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o bioma, dividindo-o em uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade cada. Os alunos poderão utilizar recursos digitais, como o MindMeister, para criar o mapa.

  3. Etapa 3 - Aula presencial

    Disponibilize uma lista de recursos, como vídeos, imagens e textos, para que os alunos possam aprofundar o conhecimento sobre cada um dos tópicos do mapa conceitual. Os alunos deverão escolher pelo menos 3 recursos para cada tópico e produzir um pequeno resumo sobre cada um.

  4. Etapa 4 - Pré-aula

    Após a primeira etapa, os alunos deverão enviar os resumos produzidos.

  5. Etapa 5 - Aula presencial

    Disponibilize um mural ou apresentação com os resumos produzidos pelos alunos. Em seguida, os alunos deverão apresentar seus resumos para a turma e discutir a importância de cada um dos tópicos para a Caatinga.

  6. Etapa 6 - Aula presencial

    Apresente aos alunos um jogo ou atividade lúdica para que os alunos possam fixar o conhecimento adquirido sobre a Caatinga.

  7. Etapa 7 - Pós-aula

    Os alunos deverão produzir um pequeno texto sobre a importância da preservação da Caatinga e como eles podem contribuir para a preservação do bioma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros;
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações adicionais sobre o tema;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um mapa conceitual e aprofundar o conhecimento sobre cada tópico;
  • Estimular a apresentação e discussão de ideias em grupo;
  • Reforçar a importância da preservação da Caatinga e como os alunos podem contribuir para a preservação do bioma.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual produzido pelos alunos;
  • Qualidade dos resumos produzidos pelos alunos;
  • Participação e contribuição dos alunos nas discussões em grupo;
  • Qualidade do texto produzido sobre a importância da preservação da Caatinga;
  • Participação e engajamento dos alunos nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Disponibilizar recursos para que os alunos possam aprofundar o conhecimento sobre a Caatinga;
  • Estimular a participação e contribuição dos alunos nas discussões em grupo;
  • Disponibilizar atividades lúdicas para fixação do conhecimento;
  • Avaliar e fornecer feedback aos alunos sobre as atividades realizadas;
  • Reforçar a importância da preservação da Caatinga e como os alunos podem contribuir para a preservação do bioma.

Ações do aluno

  • Assistir e buscar informações adicionais sobre a Caatinga antes da aula;
  • Criar um mapa conceitual sobre o bioma;
  • Produzir resumos sobre os recursos disponibilizados pelo professor;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e apresentar seus resumos para a turma;
  • Produzir um pequeno texto sobre a importância da preservação da Caatinga e como eles podem contribuir para a preservação do bioma.