Aula sobre Bioma Cerrado

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, presente em 25% do território nacional. É uma região de grande biodiversidade, com muitas espécies endêmicas (exclusivas deste bioma), além de ser uma área importante para a produção de alimentos. Durante esta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, em que serão desafiados a criar um diário de bordo sobre o Bioma Cerrado, buscando soluções para os problemas identificados. Essa atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema Bioma Cerrado aos alunos, explicando as características do bioma, sua localização, biodiversidade e importância para a produção de alimentos. Utilize imagens, vídeos e textos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas. Cada grupo deverá escolher um problema relacionado ao Bioma Cerrado para trabalhar. Sugira alguns problemas, como desmatamento, queimadas, perda de biodiversidade, entre outros.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá gerar alternativas para solucionar o problema escolhido. Essas alternativas devem ser discutidas em grupo e registradas no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Com base nas alternativas geradas, cada grupo deve escolher a melhor solução para o problema apresentado. Essa solução deve ser registrada no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deverá apresentar os resultados obtidos no diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução encontrada. Incentive a utilização de recursos visuais, como cartazes e maquetes, para ilustrar as apresentações.

  6. Etapa 6 - Debate

    Ao final das apresentações, o professor deve promover um debate com a turma sobre as soluções apresentadas pelos grupos. Os alunos devem avaliar as soluções propostas e discutir a viabilidade de sua implementação, na prática.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Por fim, os alunos devem refletir sobre o processo de aprendizagem vivenciado durante a aula, registrando suas impressões no diário de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do diário de bordo.
  • Qualidade das alternativas geradas e da solução apresentada.
  • Criatividade na apresentação dos resultados.
  • Participação no debate e reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na escolha do problema a ser trabalhado.
  • Estimular a geração de alternativas criativas e a busca por soluções viáveis para o problema apresentado.
  • Promover o debate e a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do diário de bordo.
  • Contribuir de forma criativa e colaborativa na geração de alternativas e na escolha da solução apresentada.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
  • Participar do debate e da reflexão sobre o processo de aprendizagem.