Aula sobre Bioma Cerrado

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O bioma Cerrado é um dos mais ricos em biodiversidade do mundo, com uma grande variedade de animais e plantas. Ele é caracterizado por um clima quente e seco, com uma vegetação adaptada a essas condições. Esse bioma é encontrado em várias regiões do Brasil, como Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Minas Gerais. O objetivo desta aula é explorar a riqueza do bioma Cerrado, suas características e como a biodiversidade se adapta a ele. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, onde os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Contextualize o tema, apresentando a importância do bioma Cerrado e seus principais aspectos. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a participarem da discussão.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um líder, que será responsável por organizar o trabalho e garantir que todos os membros participem.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos devem preencher os critérios com notas de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre o bioma Cerrado

    Cada grupo irá pesquisar sobre um aspecto do bioma Cerrado, como a fauna, flora, clima, solo, entre outros. Os alunos devem usar fontes confiáveis e apresentar as informações de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar seu trabalho para a turma, utilizando os critérios de avaliação criados na etapa 3. Os outros grupos irão avaliar a apresentação e preencher o modelo de avaliação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas, identificando semelhanças e diferenças entre os aspectos abordados. Medie a discussão, incentivando a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Avaliação individual

    Cada aluno irá avaliar sua própria participação na atividade, utilizando o modelo de avaliação criado na etapa 3.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação de informações de forma clara e objetiva;
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver habilidades de avaliação e feedback;
  • Identificar as características do bioma Cerrado e sua biodiversidade;
  • Compreender a adaptação da flora e fauna ao clima e solo do bioma Cerrado.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou e dividiu as tarefas;
  • Construção dos argumentos: como o grupo apresentou as informações e argumentos de forma clara e objetiva;
  • Apresentação e comunicação: como o grupo se apresentou e se comunicou com a turma;
  • Desempenho geral: como o grupo se saiu na atividade na totalidade.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos;
  • Dividir os alunos em grupos e orientar a organização do trabalho;
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos;
  • Avaliar a atividade e fornecer feedback aos alunos;
  • Estimular a reflexão sobre a importância do bioma Cerrado e sua biodiversidade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um aspecto do bioma Cerrado;
  • Criar um modelo de avaliação por pares;
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva;
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos;
  • Participar da discussão em grupo e refletir sobre a importância do bioma Cerrado.