Aula sobre Bioma Cerrado

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Cerrado é um bioma brasileiro que se estende por mais de 2 milhões de km², abrangendo 11 estados e o Distrito Federal. É um bioma rico em biodiversidade e abriga diversas espécies de animais e plantas. O Cerrado é um bioma importante para o desenvolvimento econômico do país, pois é considerado uma área de grande produção agrícola e pecuária. Nessa aula, os estudantes terão a oportunidade de conhecer melhor o Cerrado e as características que fazem dele um bioma único.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    O professor irá introduzir o tema do bioma Cerrado e explicar as características que tornam esse bioma único. Os estudantes serão convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia Design Thinking

    O professor irá apresentar a metodologia Design Thinking e explicar como ela pode ser aplicada na criação de um mapa de empatia.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os estudantes serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia. Eles irão preencher cada campo do mapa com informações sobre o impacto dos incêndios antrópicos e poluição dos aquíferos sobre as pessoas que dependem do bioma Cerrado para viver. Os tópicos do mapa de empatia serão: o que ele pensa e sente, o que ele escuta, o que ele fala e faz, o que ele vê, dores e ganhos.

    \-Interessante que os alunos desvendem a alta endemia do cerrado, pois esses recursos naturais estão ligados à exploração e qualidade de vida dos povos.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir com a turma as informações que foram coletadas. Medie a discussão e estimular a participação de todos os estudantes.

  5. Etapa 5 - Produção de um texto sobre o bioma Cerrado

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, os estudantes irão produzir um texto sobre o bioma Cerrado, destacando suas principais características e a importância desse bioma para o meio ambiente e para o desenvolvimento econômico do país.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos textos

    Cada grupo irá apresentar seu texto para a turma. Avalie a qualidade dos textos e estimular a participação dos estudantes na discussão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância do bioma Cerrado e como os estudantes podem contribuir para a preservação desse ecossistema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica a partir da metodologia Design Thinking.
  • Estimular a criatividade e a inovação na produção de um mapa de empatia.
  • Desenvolver habilidades de escrita e comunicação através da produção de um texto sobre o bioma Cerrado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade do texto produzido sobre o bioma Cerrado.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Design Thinking.
  • Estimular a participação dos estudantes na criação do mapa de empatia.
  • Mediar a discussão em grupo e avaliar a qualidade dos textos produzidos pelos estudantes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de empatia.
  • Produzir um texto sobre o bioma Cerrado.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.